Autor: Alberto Cartago[1]
Conteúdo Atualizado: 06 de Setembro de 2024
Os cereais integrais contêm antioxidantes, fenóis, lignanas e saponinas. Estas substâncias específicas têm sido associadas em estudos de investigação a uma redução do risco de câncer.
Os pães integrais além de oferecerem em abundância as vitaminas do complexo B – substâncias que beneficiam o cérebro – são ricos em fibras[2] que ajudam a regular nosso trânsito intestinal, afastando a prisão de ventre para sempre.
Há também provas do poder das substâncias contidas nesse tipo de fibra, na diminuição do risco do aparecimento de tumores, fora outras inúmeras vantagens.
o Germe, o Endosperma e o Farelo.[3]
O processo de refinamento remove o Farelo e o Gérmen, deixando apenas o Endosperma. A maioria das vitaminas, minerais e fibras são perdidas com a remoção do Germe e do Farelo. Eis o motivo pelo qual a farinha branca é "enriquecida” com algumas vitaminas, a exemplo de Ferro e Ácido Fólico. Trata-se de um artifício usado pelos fabricantes na tentativa de adicionar uma pequena parte dos nutrientes que foram perdidos com o processo de refinamento.
A melhor coisa a fazer é ignorar o marketing que aparece na frente da embalagem. Vá diretamente para a lista de ingredientes - normalmente localizada na parte de trás ou no lado do pacote. Olhe para o primeiro ingrediente listado. Lá deve estar escrito: "Farinha de Trigo Integral" como primeiro ingrediente.
Se o pão é feito com uma farinha a partir de um tipo diferente de grão, o primeiro ingrediente listado deve dizer: "farinha de _____ integral". Por exemplo, "farinha de Trigo ou Aveia integral".
Nesse caso, fica claro que você não está levando para casa um produto integral, mas apenas um simulacro; uma imitação ou Faz de Contas.
É possível que um pão seja feito com vários tipos de farinha. A melhor opção de pão seria aquele feito com 100% de trigo integral ou farinha de grão integral. Evite pães de "farinha de trigo enriquecida com...". É importante lembrar que o pão integral não precisa ser enriquecido com nada, ele já é rico em tudo.
Já contém as vitaminas do complexo B, Ferro, Ácido fólico, Cobre, Fósforo, Cálcio, Potássio, Zinco, Vitamina E, Manganês entre outras, além de proteínas.
[1] Editoria de Saúde e Educação do Site Mundo Simples.
[2]
Fibras:
São dois os tipos: as insolúveis, que dão consistência ao bolo fecal; e as solúveis, ricas em substâncias que ao serem fermentadas no intestino protegem o mesmo contra os microorganismos nocivos e diminuem o mau Colesterol.
[3]
Anatomicamente um Grão de Trigo está representado pelas seguintes medidas.
Germe: 3%
Farelo: 14%
Endosperma: 83%
Os valores em percentuais representam a quantidade de cada substância por grão.
Nota de Copyright ©
Proibida a reprodução para fins comerciais sem a autorização expressa do autor ou site.