Dicas de Educação
Dicas de Educação
9 Dicas para Motivar as Crianças ao Hábito da Leitura
Editoria de Educação - Revisado: 20 de Setembro de 2016
Autores: Alberto Silva Filho e Anne Marie Lucille[1]
Ideal para todas as faixas Etárias
"Você sabia que quadrinhos também é uma porta de entrada das mais valorosas ao cativante mundo da leitura?"
9 Dicas para Motivar as Crianças ao Hábito da Leitura
Motivar uma criança a se tornar um leitor é um desafio compensador...
9 Dicas para Motivar as Crianças ao Hábito da Leitura
Motivar uma criança a se tornar um leitor é um desafio compensador...

Estudos mostram que, quanto mais as crianças lêem, melhores alunos, ouvintes, cidadãos críticos, leitores e escritores elas se tornam.

Nossa compreensão das coisas, isto é, a capacidade individual de assimilar conhecimento, seja na área profissional, seja para a vida pessoal, todas essas coisas não podem prescindir da leitura.

E compreender também nos capacita a saber interpretar os fatos, o que nos leva a ter uma boa expressão oral, aumentando nosso potencial para concatenar ideias, se tornar mais criativo, desenvolver boa autoestima e autoconfiança, potencializar nossa capacidade para solucionar problemas, e tudo isso significa melhora da cognição.

Mas, o que podemos fazer para motivar nossas crianças a adentrar de vez no maravilhoso mundo da leitura?

Como pais e educadores sabemos da importância da leitura em suas vidas. Também sabemos o quanto ficamos frustrados quando nossas crianças não demostram a menor disposição ou interesse para ler alguma coisa, mesmo que seja o manual de instruções dos seus brinquedos.

Ocorre que muitas influências na vida das crianças são absolutamente contrárias a essa prática, e isso inclui, televisão, computador, vídeo games, e mesmo as tarefas da escola que são feitas em casa.

Mas, encontrar um meio de incorporar o hábito da leitura e escrita nas atividades do dia a dia dessa turma, acredite, pode até não ser tão difícil quanto parece.

Enfim, eis algumas ideias simples que poderão ser aplicadas à todas as faixas etárias, a qualquer tempo.

  • Aprenda mais sobre os interesses de suas crianças. Desse modo você poderá lhe sugerir livros, artigos ou periódicos que estejam em ressonância com esses assuntos.

    Além disso, acabará por tornar-se um amigo confidente, já que compartilha dos seus interesses;

  • Tenha sempre em casa, à vista de todos, livros e revistas para leitura, especialmente as publicações de notícias semanais, curiosidades, publicações especializadas em assuntos de jovens, etc.;

  • As Revistas em Quadrinhos são excelentes pontos de entrada para despertar o hábito regular pela leitura. Deixe-as espalhadas pela casa, junto com livros e revistas. Mas, prefira aquelas de conteúdo mais qualificado. Melhor ainda, pergunte se seus filhos têm preferência por alguma publicação dessa natureza.

  • Alguns bons filmes são excelentes pontos de partida para motivar a leitura. Depois de assistir um filme, por exemplo, baseado num livro ou conto, as crianças poderão se sentirem motivadas a ler esse livro ou conto.

    Assim, nada como fazer comentários inteligentes sobre detalhes relevantes que elas desconhecem, de modo a aumentar sua curiosidade a respeito do assunto.

  • Algumas viagens ou passeios podem motivar à leitura, e ter em mãos livros ou periódicos que falem do lugar a ser visitado pela família, pode despertar o interesse das crianças;

    Fazer comentários sobre lugares e situações já vivenciadas ajudam a despertar um maior interesse pela coisa;

  • Tenha por hábito comentar, sempre que alguma notícia de destaque chegue aos ouvidos de todos, informando as publicações onde poderão encontrar informações complementares e esclarecedoras sobre o assunto;

  • Pergunte-lhes se não se interessam em ganhar de presente a assinatura de uma revista qualquer; pode ser também quadrinhos;

    Mostre-lhes folhetos sobre essas publicações, explique o que contém cada uma delas. Inicialmente não é preciso lhes dizer quais são os benefícios que terão com a leitura, pois o importante inicialmente é criar o gosto pelo processo literário;

    Descubra se alguma publicação é do interesse delas e invista nisso;

  • Leia livros com as crianças. Crianças de qualquer idade ficarão motivadas ao perceberem que possuem a mesma preferência e interesse dos pais;

  • Seja você mesmo uma espécie de modelo da causa – deixe que elas vejam claramente o que você está lendo;

    E quando estiver lendo na presença delas, demonstre através de gestos o quão satisfatório é aquele ato;

  • Experimente realizar atividades relacionadas, isto é, baseadas na temática dos livros. Existem dezenas de títulos cujos conteúdos sugerem a realização de tarefas ou atividades cognitivas de vários tipos, como, por exemplo, os Desafios Quiz;

    Desse modo, além do benefício da leitura, ainda aprenderão com o processo de seguir as orientações que depois serão transformadas nas atividades.

Editoria de Educação do Site Mundo Simples.
Veja mais detalhes sobre os autores nas notas abaixo.

Nota de Copyright ©
Proibida a reprodução para fins comerciais sem a autorização expressa do autor ou site.

[1] Alberto Silva Filho - albfilho@gmail.com
É pesquisador das Ciências Cognitivas e orientador em educação infantil e adulta, inclusive da terceira idade, com especialização em Educação Integral e Consciencial. É também escritor de contos infantis e adultos, e um dos colaboradores fixos deste Site.
O autor não possui Website ou Blog pessoal.

Anne Marie Lucille - annemarielucille@yahoo.com.br
Franco-brasileira, pesquisadora na área da Psicopedagogia e Antropóloga. Atua como consultora educacional especializada em Educação Integral e Consciencial.
A autora não possui Website, Blog ou página pessoal em nenhuma Rede Social.

Mais artigos dos autores em: http://www.sitededicas.com.br

Mais Sugestões de Leitura

Outras Sugestões de Leitura do mesmo Tema...