Dicas de Educação
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12 Dicas de Educação Artística e Pintura para Crianças
Editoria de Educação - 22 de Agosto de 2015
Autor: Site de Dicas

Alberto Silva Filho[1]

Quando uma Atividade didática é divertida, nem Parece que faz parte das Obrigações Escolares...
"Se o educador é capaz de transformar um passatempo lúdico em uma atividade potencializadora da cognição, a este, podemos chamar de mestre..."
12 Dicas de Educação Artística e Pintura
Quem disse que não é melhor aprender brincando?
12 Dicas de Educação Artística e Pintura
Quem disse que não é melhor aprender brincando?

Ao contrário do que muitos pensam, as Aulas de Arte, se bem pensadas e adequadamente conduzidas, poderão se tornar um dos mais efetivos recursos didáticas no processo de estruturação da cognição infantil entre todas as faixas etárias.

Mas, o educador precisa saber o que está fazendo. Não se trata da aplicação de simples brincadeiras aleatórias com a intenção de entreter o grupo para ajudar o tempo a passar.

E eis a questão: será que nossos educadores conhecem as propriedades cognitivas que se escondem por trás de cada brincadeira ou atividade recreativa que se pratica em sala de aula, especialmente aquelas dessa natureza? Trata-se então de um processo onde esse docente deverá se pré-qualificar, caso pretenda usar o método como ferramenta pedagógica em sua prática diária.

A seguir destacamos algumas dicas que poderão servir como "link" para que pais e educadores compreendam um pouco mais sobre estas importantes disciplinas.

Desse modo, é preciso lembrar sempre de que...

  1. Não se deve nunca fazer por uma criança, o que ela pode fazer por si só;

  2. A criança reflete em todos os seus atos o ambiente em que vive;

  3. Se a criança utiliza espontâneamente a mão esquerda para comer, jogar bola, segurar objetos ou gesticular, ela é canhota;

  4. Obrigar a criança a trabalhar e a comer com a mão direita é um erro grave;

  5. Corrigir tal "defeito" pode trazer graves consequências como gagueira, timidez, aversão geral pelo trabalho escolar, conflitos com os pais e mestres, insegurança pessoal, baixa autoestima, etc.

  6. Depois de crescida, por volta dos 7 anos de idade, não há mal algum em incentivar para que pratique também a escrita com a outra mão, mas sem a condição da obrigatoriedade;

  7. Os lápis e giz de cores são instrumentos de fácil manejo e de que a criança muito gosta;

  8. A criança tem no desenho uma de suas atividades preferidas, afinal de contas, ali ela pode se expressar sem ressalvas, e o mais importante, de forma absolutamente natural;

  9. Através do desenho ou pintura, a criança desenvolve sua capacidade de observação, a coordenação motora, o gosto artístico, adquirindo conhecimentos úteis e bons hábitos de camaradagem, disciplina e amor ao trabalho;

  10. O desenho de imaginação é o mais indicado, sendo preferível o espontâneo. Espontâneo quer dizer, retratar aquilo que sente com os recursos que possui. Lembre-se, ensinar a forma correta de se pegar no lápis ou pincel é uma coisa necessária. Já sugerir que tipo de desenho deverá ser feito como forma de se expressar, não...;

  11. A pintura com as mãos cria o sentimento de liberdade no processo criativo, desenvolve a autoconfiança e espontaneidade na forma de demonstrar seus sentimentos mais profundos;

  12. Deverá haver, na sala de aula, à disposição das crianças, que deles se utilizarão livremente, de acordo com a preferência ou o interesse do momento, papel liso em folhas grandes e espessas, lápis e giz de cores, estojos de aquarela, quadro negro, cavaletes, brochas e pincéis.

Dicas Bônus...

  1. Para as crianças maiores de 7 anos, pedir para que expressem sentimentos, tais como, angústia, ansiedade, medo e raiva, desde que conheçam o status Quo de cada um destes estados, vai ajudar o educador ou pai a traçar um perfil psicológico da mesma muito próximo de sua realidade...

  2. Estudar o trabalho artístico das crianças antes e depois de uma prática meditativa simples, ajudará o educador a avaliar o peso do estado emocional de cada uma na qualidade dos atos praticados.

Editoria de Educação do Site Mundo Simples.
Veja mais detalhes sobre o autor nas notas abaixo.

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Conteúdo reproduzido sob permissão do Site De Dicas[1]

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[1] Alberto Silva Filho - albfilho@gmail.com
É pesquisador das Ciências Cognitivas e orientador em educação infantil e adulta, inclusive da terceira idade, com especialização em Educação Integral e Consciencial. É também escritor de contos infantis e adultos, e um dos colaboradores fixos deste Site.
O autor não possui Website ou Blog pessoal.

Mais artigos do autor em: http://www.sitededicas.com.br/dicas.htm



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