• Mundo Simples
  • Saúde/Nutrição
    Alimentação e Nutrição Dicas de Saúde Quiz Alimentação e Saúde Testes de Saúde Online
  • Educação/Profissão
    Autoconhecimento e Consciencialidade Educação Integral e Holística Dicas de Educação Profissão e Trabalho Quiz Educação
  • Quiz
    Quiz Conhecimentos Gerais Desafios de Lógica e Matemática Quiz Saúde e Nutrição
  • Diversos
    Contos Extraordinários Humor
  • Contato
×
Dicas de Saúde, Alimentação e Nutrição
Alimentação e Nutrição Dicas de Saúde Quiz Aimentação e Saúde Testes de Saúde Online
Dicas de Educação e Profissão
Autoconhecimento e Educação Consciencial Dicas de Educação Educação Integral e Holística Profissão e Trabalho Quiz Educação
Quizzes Conhecimentos Gerais, Saúde e Lógica
Quiz Conhecimentos Gerais Quiz Lógica e Matemática Quiz Aimentação e Saúde
Diversos
Contos Reflexivos Humor Fale Conosco

Educação - Índice Geral
Dicas de Educação e Atividades Didáticas

16 Reflexões Sobre as Crianças e os Sentidos

Autores: Alberto S. Filho/Anne Marie Lucille/Ester Cartago[1]
Revisado: Dezembro 2017
Se a Cognição infantil é estimulada desde cedo, mais tarde quando adulto, aquele jovem terá uma vantagem que poderá fazer uma extraordinária diferença em sua trilha existencial...
Se o educador é capaz de transformar um passatempo lúdico em uma atividade potencializadora da cognição, a este, podemos chamar de mestre...
16 Reflexões Sobre as Crianças e os Sentidos

Deixar a criança livre para criar é uma ação didática que exige muita disciplina, do adulto...

Compreendendo as Crianças...

Para educarmos nossas crianças da forma adequada, ou no mínimo satisfatória, antes de colocarmos os pés na estrada da Cogniciologia, também precisamos aprender algumas coisas.

Conhecer uma criança não contempla apenas os aspectos de sua mentalidade, uma vez que seu repertório cognitivo ainda é incipiente, e dentro desse acervo não há um lastro de experiências de vida que seja capaz de nos ajudar a traçar um perfil que traduza sua realidade psicológica.

Por isso precisamos ir mais além e examinar sua fisiologia e temperamento, suas predisposições inatas, a forma como atualmente ela enxerga e interage com o mundo à sua volta, quesitos estes que a nosso ver representam a porta de entrada para a exploração do fabuloso universo infantil.

E para nos ajudar nessa empreitada de singular importância, as reflexões a seguir poderão servir como apontadores ou guias que irão potencializar nossos esforços tornando nossas ações e deliberações mais efetivas, quer dizer, produtivas. E nunca é demais lembrar que você poderá usá-las como repertório para definir suas próprias impressões, ou refletir a partir de cada uma delas.

Sem os sentidos plenamente desenvolvidos, a criança não conseguirá compreender seu mundo da forma adequada.

E embora o desenvolvimento dos sentidos ocorra de modo natural, isto é, sem a interferência ou mão do homem, entender as dobras do seu processo evolutivo faculta ao pai ou educador uma interação mais efetiva e proveitosa com seu filho ou aluno.

Isso quer dizer que, conhecendo seu espectro, poderão educadores ou pais atuar com uma maior possibilidade de êxito para sua potencialização, excluindo do caminho os desvios negativos e orientando sobre a melhor forma de qualificar os pontos positivos.

Por isso a observação da criança é tão importante. Mas, para que esse processo cognitivo se torne eficaz, a censura exagerada deverá ser deixada de lado. Se a criança fica proibida até de se expressar com naturalidade, sua qualidade sensorial ficará irremediavelmente comprometida, e o pior de tudo, trata-se de uma via de mão única, sem direito a uma segunda chance.

A seguir, estão algumas dicas, na verdade reflexões, que poderão ajudar pais e educadores a encontrar uma direção na condução de suas crianças e alunos...

Lembre-se sempre de que...

  • Para desenvolver o sentido da visão é preciso acostumar a criança a observar e distinguir a variedade das cores.
  • A pintura, o desenho e a construção com blocos são de grande valor educativo e potencializam todo processo de aprendizagem assim como a construção de novas ideias.
  • Para desenvolver a audição é preciso ensinar-lhe a ouvir.
  • Para aprender a ouvir é preciso distinguir e reconhecer os ruídos, os sons, as vozes, e assim por diante.
  • Já maior, acima dos três anos, peça para que feche os olhos e brinque com ela de diferenciar sons e barulhos que eventualmente façam parte do ambiente; a mesma regra vale para os odores, texturas, e assim por diante.
  • A música ocupa papel de destaque entre as atividades aconselhadas para educação do ouvido infantil.
  • A música instrumental, especialmente o repertório clássico, educa a audição, estabiliza as emoções, provoca relaxamento e amplitude dentro das sinapses cerebrais.
  • Música frenética ou barulhenta, de ritmos apressados e sem harmonia, com muita agitação, como o são a maioria do chamado repertório infantil comercial, dentre outros males, provoca stress, ansiedade, insegurança, irritabilidade e desequilíbrio emocional.
  • Acompanhar com palmas ou gestos os diversos ritmos de uma música conhecida é um excelente exercício para estimular o conceito de ritmo, harmonia e sincronização.
  • Para a educação do olfato é aconselhável exercitar a criança no reconhecimento das flores pelo seu perfume assim como dos objetos pelo odor.
  • Para educar o paladar é aconselhável habituar a criança a diferenciar pequenas porções de alimentos, tais como: Sal e açúcar – Laranja e limão – Doce, salgado, azedo e amargo.
  • Ensinar-lhes a apalpar diferentes texturas desenvolve e apura seu tato. Incentivar para que falem das suas emoções, mesmo sem saber do que se trata, favorece para uma melhor assimilação e compreensão dos seus sentimentos.
  • A mesma regra vale para o senso de temperatura, Quente, morno, frio, gelado.
  • Tente também com as diferentes consistências. Sólidos, granulados, líquidos, pastosos, pegajosos, e assim por diante.
  • Incentivar para que as crianças falem sobre suas emoções, mesmo sabendo que ainda não possuem um juízo formado a respeito do assunto, ajuda para que possam compreender seus sentimentos, e o mais importante, lhes darão mais autoconfiança para que sejam capazes de falar com clareza sobre elas.
  • A ansiedade infantil, embora seja um estado natural durante seu processo de desenvolvimento, terá seus efeitos potencializados a partir do patrocínio, indireto ou direto, dos adultos seus cuidadores. Por isso, não despreze a capacidade de captação e identificação de uma criança, contenha sua emoções negativas em sua presença.

Por fim...

Todos estes exercícios são meios práticos de educação dos sentidos. Use sua imaginação e descubra outros. Faça adaptações de acordo com cada caso; estude aquilo que melhor se adequa ao perfil dos seus filhos ou alunos..

Lembre-se sempre de que, os sentidos infantis quando adequadamente compreendidos desde a primeira infância, poderão ser potencializados qualificando assim todo processo cognitivo, e isso inclui a capacidade de elaborar pensamentos mais complexos, ágeis, criativos.

Sentidos bem desenvolvidos, sem trancas ou traumas desnecessários, colocam a criança dentro do reservado círculo dos indivíduos dotados de autoconfiança e autoestima elevada.

Não espere pelo mundo, faça sua parte; cumpra seu papel...


Notas:

Sobre o Autor:

[1] Alberto Silva Filho - albfilho@gmail.com
É pesquisador das Ciências Cognitivas e orientador em educação infantil e adulta, inclusive da terceira idade, com especialização em Educação Integral e Consciencial. É também escritor de contos infantis e adultos, e um dos colaboradores fixos deste Site.
O autor não possui Website ou Blog pessoal.

Anne Marie Lucille - annemarielucille@yahoo.com.br
Antropóloga e Pesquisadora na área da Psicopedagogia. Atua como consultora educacional especializada em Educação Integral e Consciencial.
A autora não possui Website, Blog ou página pessoal em nenhuma Rede Social.

Ester Cartago - estercartago@gmail.com
É Psico-orientadora especializada em educação Integral e Consciencial, Antropóloga, pesquisadora de Fobias Sociais e também escritora. Torna-se agora mais uma colaboradora fixa do nosso site.
A autora não possui Website, Blog ou página pessoal em nenhuma Rede Social.

Conteúdo reproduzido sob permissão do Site de Dicas: http://www.sitededicas.com.br

Mais artigos dos autores em: http://www.sitededicas.com.br/holistica_index.htm

Editoria de Educação do Site Mundo Simples.
Email: mundosimples@mundosimples.com.br

Nota de Copyright ©
Proibida a reprodução para fins comerciais sem a autorização expressa do autor ou site.

Cadastro Newsletter:

Receba por Email as novidades do Site


Delivered by FeedBurner

Outras Recomendações

Outras Sugestões - Educação

Teste, Será que você está Estressado?

Teste, Será que você tem Déficit de Atenção?

Tweetar
© Copyright 2012-2018 - Mundo Simples - Proibida a Reprodução Total ou Parcial de qualquer conteúdo do site para fins comerciais
Termos de Uso
Fale Conosco - mundosimples@mundosimples.com.br

Powered by w3.css