Deixar a criança livre para criar é uma ação didática que exige muita disciplina, do adulto...
Compreendendo as Crianças...
Para educarmos nossas crianças da forma adequada, ou no mínimo satisfatória, antes de colocarmos os pés na estrada da Cogniciologia, também precisamos aprender algumas coisas.
Conhecer uma criança não contempla apenas os aspectos de sua mentalidade, uma vez que seu repertório cognitivo ainda é incipiente, e dentro desse acervo não há um lastro de experiências de vida que seja capaz de nos ajudar a traçar um perfil que traduza sua realidade psicológica.
Por isso precisamos ir mais além e examinar sua fisiologia e temperamento, suas predisposições inatas, a forma como atualmente ela enxerga e interage com o mundo à sua volta, quesitos estes que a nosso ver representam a porta de entrada para a exploração do fabuloso universo infantil.
E para nos ajudar nessa empreitada de singular importância, as reflexões a seguir poderão servir como apontadores ou guias que irão potencializar nossos esforços tornando nossas ações e deliberações mais efetivas, quer dizer, produtivas. E nunca é demais lembrar que você poderá usá-las como repertório para definir suas próprias impressões, ou refletir a partir de cada uma delas.
Sem os sentidos plenamente desenvolvidos, a criança não conseguirá compreender seu mundo da forma adequada.
E embora o desenvolvimento dos sentidos ocorra de modo natural, isto é, sem a interferência ou mão do homem, entender as dobras do seu processo evolutivo faculta ao pai ou educador uma interação mais efetiva e proveitosa com seu filho ou aluno.
Isso quer dizer que, conhecendo seu espectro, poderão educadores ou pais atuar com uma maior possibilidade de êxito para sua potencialização, excluindo do caminho os desvios negativos e orientando sobre a melhor forma de qualificar os pontos positivos.
Por isso a observação da criança é tão importante. Mas, para que esse processo cognitivo se torne eficaz, a censura exagerada deverá ser deixada de lado. Se a criança fica proibida até de se expressar com naturalidade, sua qualidade sensorial ficará irremediavelmente comprometida, e o pior de tudo, trata-se de uma via de mão única, sem direito a uma segunda chance.
A seguir, estão algumas dicas, na verdade reflexões, que poderão ajudar pais e educadores a encontrar uma direção na condução de suas crianças e alunos...
Lembre-se sempre de que...
Por fim...
Todos estes exercícios são meios práticos de educação dos sentidos. Use sua imaginação e descubra outros. Faça adaptações de acordo com cada caso; estude aquilo que melhor se adequa ao perfil dos seus filhos ou alunos..
Lembre-se sempre de que, os sentidos infantis quando adequadamente compreendidos desde a primeira infância, poderão ser potencializados qualificando assim todo processo cognitivo, e isso inclui a capacidade de elaborar pensamentos mais complexos, ágeis, criativos.
Sentidos bem desenvolvidos, sem trancas ou traumas desnecessários, colocam a criança dentro do reservado círculo dos indivíduos dotados de autoconfiança e autoestima elevada.
Não espere pelo mundo, faça sua parte; cumpra seu papel...
Sobre o Autor:
[1]
Alberto Silva Filho - albfilho@gmail.com
É pesquisador das Ciências Cognitivas e orientador em educação infantil e adulta, inclusive da terceira idade, com especialização em Educação Integral e Consciencial. É também escritor de contos infantis e adultos, e um dos colaboradores fixos deste Site.
O autor não possui Website ou Blog pessoal.
Anne Marie Lucille - annemarielucille@yahoo.com.br
Antropóloga e Pesquisadora na área da Psicopedagogia. Atua como consultora educacional especializada em Educação Integral e Consciencial.
A autora não possui Website, Blog ou página pessoal em nenhuma Rede Social.
Ester Cartago - estercartago@gmail.com
É Psico-orientadora especializada em educação Integral e Consciencial, Antropóloga, pesquisadora de Fobias Sociais e também escritora. Torna-se agora mais uma colaboradora fixa do nosso site.
A autora não possui Website, Blog ou página pessoal em nenhuma Rede Social.
Conteúdo reproduzido sob permissão do Site de Dicas: http://www.sitededicas.com.br
Mais artigos dos autores em: http://www.sitededicas.com.br/holistica_index.htm
Editoria de Educação do Site Mundo Simples.
Email: mundosimples@mundosimples.com.br
Nota de Copyright ©
Proibida a reprodução para fins comerciais sem a autorização expressa do autor ou site.