22 Itens que sempre deverão ser Considerados antes e Durante uma Entrevista de Emprego

Você pode até nem perceber, mas, depois que entra na sala do entrevistador, até mesmo a forma como respira é avaliada...
22 Itens que sempre deverão ser Considerados antes e Durante uma Entrevista de Emprego

Um candidato preparado é sempre aquele que leva a sério seu dever de casa. Isso quer dizer que, antes de se apresentar para entrevista, deverá Conhecer o que for possível sobre seu futuro empregador...

Para entender a questão...

De nada adianta todo esforço para conseguir a tão sonhada entrevista, se na hora, sua cabeça entra em parafuso; as ideias parecem desconexas e sem sentido, e você se sente tão perdido quando uma criança que sai pela primeira vez à rua sem os pais.

Por isso mesmo, nessa hora, alguns cuidados podem fazer toda diferença. Preparar-se nunca é demais. Tomar conhecimento de algumas dicas antes do dia "Decisivo" pode significar a diferença entre o fracasso e sucesso da sua abordagem.

Eis, portanto, uma "Lista de Procedimentos" simples, ou "Checklist", daquilo que deve ser levado em consideração antes de sentar-se diante do seu recrutador.

Por último, nunca é demais lembrar que, enquanto espera na sala ao lado, você está sendo observado de forma discreta, jamais aparente, por isso mesmo, aqueles maus hábitos, gestos ou cacoetes que desde a infância fazem parte de sua personalidade, deverão ser evitados.

Enfim, nessas horas, tenha sempre consigo este pequeno compêndio de primeiros socorros, ou CheckList...

  1. O aspecto sorridente e tranquilo causa sempre uma boa e agradável impressão entre as pessoas. Assim, o sorriso - não confundir com a risada escandalosa - é um dos fatores mais positivos; uma excelente opção para antes e durante o andamento do processo.

  2. Chegue ao local da entrevista 20 a 30 minutos antes da hora marcada. Lembre-se, ao cruzar a porta de entrada você já está sendo avaliado. Os gestos, expressões ao falar, o modo como se comporta na sala de espera, tudo isso conta. O avaliador ficará sabendo como se portou.

  3. Conheça a cultura da empresa. Sendo formal, vista-se desse modo e assim também trate o entrevistador. Sendo informal, tente demonstrar descontração.

  4. Use o tempo livre para se informar em detalhes sobre seu futuro empregador. Veja o site da empresa, colete informações sobre ela. Veja se conhece alguém de lá; tente descobrir o "jeitão" do seu entrevistador(a). Mas, jamais demonstre desconhecer a empresa. O processo seletivo pode acabar ali.

  5. Tenha consigo papel e caneta. Numa ocasião como essa o ato de pedir uma caneta emprestada indica falta de preparo e desorganização.

  6. Se necessário, dê uma pausa e tome um folêgo antes de responder às questões mais complexas.

  7. Vá em frente mesmo quando sentir que cometeu um equívoco.

  8. Não esqueça do aperto de mão firme. Alguns entrevistadores não suportam aperto com a mão "mole". Boa parte dos candidatos são excluídos nessa hora.

  9. Contato direto nos olhos demonstra com clareza seu nível de confiança em si mesmo. Se o entrevistador entrar na sala, e não você, levante-se, fite-o nos olhos, cumprimente-o com mão firme.

  10. Entrar na sala em silêncio, é melhor dar meia volta e ir embora para não perder seu tempo, pois o processo seletivo já acabou. "Bom dia", ou "Boa tarde", com firmeza, sorriso nos lábios, olhos nos olhos, é fundamental.

  11. Esteja pronto para descrever de modo breve sua experiência profissional, ressaltando os pontos que de alguma maneira estejam em ressonância com as qualidades requeridas à vaga pretendida.

  12. Durante o tempo de entrevista procure não falar muito, apenas o que lhe for solicitado. Escute com cuidado toda questão e não responda até que ele(a) a tenha formulado completamente. Respostas rápidas, em torno de 1 minuto. Se ele(a) quiser saber mais, perguntará.

  13. De forma alguma interrompa o recrutador(a) quando ele(a) estiver falando.

  14. Lembre-se sempre de que o processo de comunicação é uma via de mão dupla.

  15. Evite fazer sondagens mesmo quando você estiver certo de que a vaga é sua.

  16. É importante tomar conhecimento, perguntar sobre, o pacote de vantagens que a empresa oferece aos contratados.

  17. É importante ao ouvir uma pergunta limitar-se a responder aquela questão. Exceto quando o entrevistador(a) gosta de falar muito, nesse caso, entre na dele(a), mas sem excessos.

  18. Em algum ponto da entrevista, pode ser que lhe perguntem se tem alguma dúvida, ou perguntas adicionais sobre o processo ou a empresa. Fazer perguntas demonstra seu grau de interesse na vaga e bom nível de sociabilidade. Assim, esteja pronto para fazer perguntas, e durante o andamento da entrevista, faça discretas anotações dos possíveis pontos que deseja questionar mais adiante.

  19. Sua habilidade em formular perguntas diretas e apropriadas, dentro do assunto tratado, passa ao entrevistador boa impressão, uma vez que o mesmo poderá avaliar sua capacidade de compreensão dos fatos, assim como seu nível de julgamento e habilidade analítica de uma questão.

  20. Celular tocando durante uma entrevista é fatal. Não deixe no silencioso, desligue-o.

  21. Esteja pronto para falar sobre sua carreira anterior e qualificações, passando informações específicas que se encaixem nas necessidades da empresa; tenha esta explicação pronta.

  22. Evite fazer comentários negativos ou depreciativos sobre o antigo empregador ou colegas de trabalho.

  23. Seja o tempo todo entusiasta, mas não eufórico. Recrutadores valorizam atitudes positivas.


Notas:

Sobre o Autor:

Nota de Copyright ©
Proibida a reprodução para fins comerciais sem a autorização expressa do autor ou site.