12 Macetes que você precisa conhecer antes de criar aulas de educação Artística e Pintura para as Crianças
Autores: Anne Marie Lucille e Alberto Filho[1]
Publicado: 06 de Agosto de 2024
Dicas simples que todo orientador, seja no papel de pai ou no exercício de sua tradicional docência em sala de aula, poderá aplicar no dia a dia dos seus filhos e alunos...
"Se o educador é capaz de transformar um passatempo lúdico em uma atividade potencializadora da cognição, a este, podemos chamar de mestre..."
"Até que se prove o contrário, aprender brincando ainda é uma prática pedagógica das mais inteligentes e produtivas..."
Considerações Iniciais...
Ao contrário da crença comum, as
Aulas de Arte, se bem pensadas e adequadamente conduzidas, poderão se tornar um dos mais eficientes recursos didáticos no processo de estruturação da cognição infantil entre todas as faixas etárias.
Mas, o educador precisa saber o que está fazendo. Não se trata da aplicação de simples brincadeiras aleatórias com a intenção de entreter o grupo para ajudar a passar o tempo.
Mas, será que nossos educadores conhecem as propriedades cognitivas que se escondem por trás de cada brincadeira ou atividade recreativa que se pratica em sala de aula, especialmente aquelas relacionadas aos dotes artísticos?
Lembre-se sempre de que, toda atividade didática com Arte é benéfica à qualificação cerebral, uma vez que trabalha ao mesmo tempo a abstração, a disciplina, criatividade, todas as formas de expressão, e os conceitos lógicos que dão suporte ao processo da auto-organização.
A seguir destacamos algumas dicas que poderão servir como "links" para que pais e educadores compreendam um pouco mais sobre essas importantes atividades.
Desse modo, é preciso lembrar sempre de que...
- Não se deve nunca fazer por uma criança o que ela pode fazer por si só;
- A criança reflete em todos os seus atos o ambiente em que vive;
- Se a criança utiliza espontaneamente a mão esquerda para comer, jogar bola, segurar objetos ou gesticular, ela é canhota;
- Obrigar a criança a trabalhar e a comer com a mão direita, nesse estágio etário, é um erro grave;
- Corrigir tal "defeito" pode trazer graves consequências como gagueira, timidez, aversão geral pelo trabalho escolar, conflitos com os pais e mestres, insegurança pessoal, baixa autoestima, etc.
- Depois de crescida, por volta dos 7 anos de idade, não há mal algum em incentivar para que pratique também a escrita com a outra mão, mas sem a condição da obrigatoriedade;
- Os lápis e giz de cores são instrumentos de fácil manejo e de que a criança gosta muito;
- A criança tem no desenho uma de suas atividades preferidas, afinal de contas, ali ela pode se expressar sem ressalvas exercitando sua capacidade de abstração, e o mais importante, de maneira absolutamente natural, sendo ainda capaz de representar graficamente suas emoções, tais como, alegrias, receios, aspirações;
- Por meio do desenho ou pintura a criança desenvolve sua capacidade de observação, afina a coordenação motora, a imaginação criativa, qualifica o gosto artístico, adquirindo conhecimentos úteis e bons hábitos de camaradagem, disciplina e amor ao trabalho.
- O desenho de imaginação é o mais indicado, sendo preferível o espontâneo. Espontâneo quer dizer, retratar aquilo que ela sente a partir dos recursos que estão disponíveis. Lembre-se, ensinar a forma correta de se pegar no lápis ou pincel é uma coisa necessária. Já sugerir que tipo de desenho deverá ser feito como forma de se expressar, isso deve ficar a cargo da criança...;
- A pintura com as mãos cria o sentimento de liberdade no processo criativo; desenvolve a autoconfiança e espontaneidade na forma de demonstrar seus sentimentos mais profundos;
- Deverá haver, na sala de aula, à disposição das crianças, que deles se utilizarão livremente, de acordo com a preferência ou o interesse do momento, papel liso em folhas grandes e espessas, lápis e giz de cores, estojos de aquarela, quadro negro, cavaletes, brochas e pincéis.
Dicas Bônus...
Para as crianças maiores de 7 anos, pedir para que expressem sentimentos, tais como, angústia, ansiedade, medo e raiva, desde que conheçam o status Quo de cada um desses estados, vai ajudar o educador ou pai a traçar um perfil psicológico dela que se aproxima bastante de sua realidade...
Estudar o trabalho artístico das crianças antes e depois de uma prática meditativa simples constitui um processo que ajudará o educador a avaliar os efeitos no estado emocional de cada uma, assim como na qualidade dos atos praticados a partir do status de cada um desses estados.
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Notas:
Editoria de Saúde e Educação do Site Mundo Simples.
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Anne Marie Lucille - annemarielucille@yahoo.com.br
Antropóloga e Pesquisadora na área da Psicopedagogia. Atua como consultora educacional especializada em Educação Integral e Consciencial.
A autora não possui Website, Blog ou página pessoal em nenhuma Rede Social.
Alberto Filho - albfilho@gmail.com
O autor é Consultor pedagógico, Educador do ensino fundamental e médio, educação de adultos, educação Integral e é também escritor de contos infantis, juvenis e adultos.
O autor não possui Website ou Blog pessoal.
Mais artigos dos autores em: https://www.sitededicas.com.br/holistica_index.htm