5 Maneiras Eficientes de Causar uma Boa Impressão numa Entrevista de Emprego
Autor: Alberto Grimm[1]
Conteúdo Atualizado: 25 de Abril de 2024
Especialistas em Recursos Humanos e Recolocação Profissional ensinam técnicas para você aprender a causar uma boa primeira impressão durante qualquer processo de entrevista de emprego...
"Quando temos interesse genuíno em alguma coisa, o questionamento é o caminho natural..."
"O candidato bem preparado, por reflexo, é também bem informado, de modo que, mesmo diante de eventuais imprevistos, ainda assim será capaz de demonstrar grande serenidade e impecável controle emocional..."
"Não basta ter um Currículo impecável se a postura do canditado não é capaz de abonar todas suas qualificações ali descritas..."
Um Prólogo, para melhor entender a Questão...
Como qualquer candidato a emprego é capaz de atestar, sair-se bem em uma entrevista cujo objetivo seja uma eventual contratação, pode não ser uma tarefa muito fácil. Por exemplo, examine as seguintes respostas que foram tiradas de situações reais. São casos verídicos relatados por gerentes de recursos humanos quando foram convidados a enumerar as ocorrências mais estranhas que já tinham presenciado durante entrevistas para seleção de pessoal.
"Depois de responder as primeiras perguntas, durante a conversa com o entrevistador, o candidato pediu uma pausa, pegou o celular, e diante dele ligou para seus pais para que soubessem que a entrevista estava indo bem..."
"A candidata ao emprego interrompeu a conversa quando se discutia sobre as horas de trabalho e o ambiente do escritório, e disse que não queria ficar confinada em uma sala fechada, mas consideraria assumir o cargo se pudessem mover sua mesa para o pátio exterior, de modo que pudesse ficar longe de todos..."
"Quando solicitada pelo gerente de contratação para que explicasse os motivos pelos quais ela estava deixando seu trabalho atual, a requerente disse sem titubear: "Meu gerente é um idiota. Aliás, todos os gestores são uns idiotas..."
"Depois de chegar para uma entrevista de manhã cedo, a candidata pediu para usar o telefone do gerente encarregado da contratação. Então, diante dele, ela começou a fingir um ataque de tosse e rouquidão, e enquanto falava com seu chefe atual que estava do outro lado da linha, disse que estava em casa doente, acamada..."
Embora seja improvável que você vá cometer erros bizarros semelhantes aos casos relatados acima, ainda assim, exemplos de situações dessa natureza poderão ajudar no seu processo de preparação, catarse ou reflexão, antes de uma entrevista com um potencial empregador.
Desse modo, aqui estão cinco dicas que certamente irão ajudar qualquer candidato a causar uma “Boa Primeira Impressão” em sua próxima entrevista de emprego.
Faça seu dever de casa...
Isto é, antes da entrevista, reveja outra vez as especificações da função pretendida e verifique se você é capaz de descrever ou explicar para o recrutador como suas habilidades e experiência correspondem às exigências do cargo em questão.
Prepare-se com cuidado...
Leve consigo cópias extras de seu CV – impresso em papel de alta qualidade – assim como uma lista de referências com as quais possa contar. Não se esqueça de vestir-se adequadamente e de modo asseado. Mesmo que a entrevista ocorra dentro de uma empresa que tem um código de vestuário casual, é melhor vestir-se de modo mais caprichado e sóbrio. É mais inteligente pecar pelo excesso do que pela falta.
Saiba o que esperar...
Com toda certeza, o gerente de contratação vai fazer-lhe uma série de perguntas padrão, tais como:
"Por que você quer trabalhar para esta empresa?", e
"O que faz de você o candidato certo para esta função?"
Não subestime a possibilidade. Pratique em casa com um amigo ou familiar suas reações a essas eventuais questões, de modo que você ganhe desenvoltura e segurança tornando-se capaz de dar respostas claras e concisas. E sempre lembrando que, o tempo ideal de resposta, deve ficar por volta de 1 minuto, e jamais excedendo os dois.
Tenha a atitude certa...
Seja confiante durante a entrevista, mas não arrogante. Considere também a sua linguagem corporal. Fazer contato visual com o entrevistador e balançar a cabeça em concordância com o que está sendo tratado mostra que você está envolvido e atento; curvar-se em sua cadeira indica que você está entediado. Também evite esconder as mãos entre as pernas ou cruzar os braços sobre o peito.
Após a entrevista...
O envio de uma nota de agradecimento após a entrevista pode parecer antiquado, mas os gerentes de contratação vêem o gesto com bons olhos. Uma breve mensagem agradecendo a pessoa pelo tempo dispensado, assim como reafirmando o seu interesse no cargo, mostra o seu profissionalismo, maturidade e desejo de trabalhar na empresa.
E acima de tudo, durante a entrevista, diante do seu potencial empregador, seja você mesmo. As empresas procuram trabalhadores não apenas dotados das habilidades necessárias para realizar o trabalho, mas também com personalidade; com um perfil capaz de prosperar dentro da cultura corporativa.
Não deixe de ler também o artigo: Afinal de Contas, o Que Há de Errado com o seu Curriculum Vitae?, nesse mesmo site.
Notas:
Editoria de Educação do Site Mundo Simples.
Email: contato@mundosimples.com.br
Veja mais detalhes sobre o autor ou autores nas notas abaixo.
Nota de Copyright ©
Proibida a reprodução para fins comerciais sem a autorização expressa do autor ou site.
[1]
Alberto Grimm - albertogrimm@gmail.com
Publicitário e Escritor. Especialista em Psicologia do Trabalho e Relações Humanas. É também pesquisador e consultor em Recursos Humanos, Práticas Motivacionais, Educação Integral e Consciencial.
O autor não possui Website, Blog ou página pessoal em nenhuma Rede Social.
Mais artigos do autor em:
Dicas de Educação Integral e Consciencial