Autores: Anne Marie Lucille e Alberto Filho[1]
Publicado: 06 de Agosto de 2024
Todo educador sabe o quanto isso é importante para o desenvolvimento mental, social e profissional de cada um. Mas, encontrar uma fórmula mágica capaz de solucionar, mesmo que seja parcialmente, essa questão, tem sido uma jornada dolorosa na vida de cada orientador; ao menos os verdadeiros educadores.
Mas, vale a pena o esforço. Aprender a se expressar através da escrita é uma das mais importantes qualificações cognitivas. Disciplina, organização, imaginação criativa, Autoconfiança e facilidade em colocar em ordem os pensamentos, são alguns dos efeitos colaterais positivos desse status.
Longe de representar uma solução definitiva para o problema, as Dicas ou Sugestões a seguir poderão perfeitamente servir como oportunas ferramentas auxiliares nessa tarefa.
Como pai ou educador, cada um fará as adaptações necessárias durante o processo prático de cada atividade sugerida.
Se parecer difícil, limite a seleção de palavras em um tópico apenas, como, por exemplo, coisas do campo, da escola, da sala, do parque, alimentos favoritos, brincadeiras interessantes, passatempos, e assim por diante.
Informe que não poderá ler ou conferir o que foi escrito durante este período de tempo. Caso ela não consiga escrever mais nada durante o prazo estipulado e ainda restar algum tempo, incentive-a a iniciar uma nova memória, mas sempre repetindo as mesmas sentenças chaves.
Isso é excelente para aquecer sua mente de escritor, e o fato de poder iniciar um novo texto quando já lhe faltam argumentos para continuar o primeiro, dará a criança ou jovem mais desenvoltura e liberdade para criar. Isso também resolve o dilema do escritor, que é o pavor de ficar confuso por falta de ideias, ou ter que deixar uma página em branco.
Então oriente para que escreva uma lista de coisas que iniciam com a frase, “Eu queria...”. O objetivo é descrever as coisas que faria, ou que gostaria de ser, e como isso mudaria sua vida atual, se tudo “aquilo fosse possível”.
Por exemplo, se ela escolhesse ser um super-herói tipo Super-Homem, poderia escrever: “Eu iria voar até a escola mais rápido que a condução, e nunca chegaria atrasada, mesmo que dormisse além da hora...”
Usando a mesma ideia, também podemos simular uma situação onde a criança iria "incorporar" outros personagens não tão famosos, tais como pessoas comuns, a exemplo do padeiro, carteiro, irmão mais velho, ou os demais personagens que façam parte do seu cotidiano.
Usando um pouco mais de estratégia e imaginação, por que não criar uma situação, apresentando, por exemplo, um problema real? Poderia mesmo ser um dos dilemas humanos. Neste caso, você a incentivaria a inventar um meio, usando qualquer tipo de recurso que sua imaginação fosse capaz de conceber, para resolver aquele problema ora em pauta. Assim, ela já estaria colocando em prática seu eventual potencial de escritor e flexibilidade criativa.
Não existe um incentivo maior à leitura do que a criação de uma pequena biblioteca dentro de casa... Mas, não esqueça de incluir quadrinhos no acervo.
"Já se sabe, e incontáveis pesquisas e estudos comprovam este fato, que o processo da escrita desperta no jovem um grande e consistente sentimento de autoconfiança e autoestima, sem contar com os benefícios potencializadores da criatividade..."Embora pareça fácil, há aqui uma sutil armadilha. Antes de passar adiante a estória, cada escritor irá dobrar o papel de modo que apenas a frase que acaba de escrever esteja visível ao próximo escritor, que deverá continuar a estória conhecendo apenas a última sentença e mais nenhuma das anteriores.
O educador ou coordenador da atividade, irá determinar quantas voltas a folha de papel dará entre os participantes. Feito isso, então leia o resultado final que deverá ser bem engraçado e interessante.
Desnecessário é dizer o quanto essa atividade é capaz de potencializar a criatividade do futuro escritor, uma vez que sua imaginação poderá vagar sem rédeas ou impedimentos formais, uma condição que deveria ser algo absolutamente natural durante o processo de estruturação das ideias de cada autor.
Ela também deverá imaginar qual seria o comportamento ou reação das pessoas, no momento em que estivessem fazendo uso dela como objeto.
Peça para que descreva os detalhes e observações sobre o que aconteceria com os objetos no dia a dia; quais seriam seus sentimentos, e assim por diante. Isso tornará a história ainda mais interessante e realista, apesar da abordagem fantasiosa e surreal.
Neste exercício de criatividade, ela terá que imaginar um mundo abstrato e como seria caso viesse a incorporar este objeto, agora dotado de sentimentos e capacidade de pensar; qual seria a qualidade de sua relação para com seus usuários. E sem saber, nesta tarefa, já estará exercitando a verdadeira arte de todo processo da ficção, sem contar que servirá como métrica para avaliar todo seu potencial criativo e capacidade de abstração.
Faça também uma página com índice, outra com o título, e inclua uma biografia do autor nas páginas iniciais. Se preferir incrementar ainda mais o projeto, vá numa gráfica rápida e solicite um acabamento mais personalizado e profissional, talvez até com ilustrações, quem sabe, do próprio autor.
E que tal nesta empreitada se tornar seu parceiro de produção? Você poderá, por exemplo, criar as ilustrações, ou prefácio, e assim já estará introduzindo em sua vida a ideia do trabalho em grupo.
Desse modo, o ato de ver sua obra na forma impressa e com aparência de uma publicação de verdade, decerto, é o empurrão que muitos potenciais escritores precisam para "sentir" que o ato de escrever pode ser levado a sério.
Nota de Copyright ©
Proibida a reprodução para fins comerciais sem a autorização expressa do autor ou site.
[1]
Anne Marie Lucille - annemarielucille@yahoo.com.br
Antropóloga e Pesquisadora na área da Psicopedagogia. Atua como consultora educacional especializada em Educação Integral e Consciencial.
A autora não possui Website, Blog ou página pessoal em nenhuma Rede Social.
Alberto Filho - albfilho@gmail.com
O autor é Consultor pedagógico, Educador do ensino fundamental e médio, educação de adultos, educação Integral e é também escritor de contos infantis, juvenis e adultos.
O autor não possui Website ou Blog pessoal.
Mais artigos dos autores em: https://www.sitededicas.com.br/holistica_index.htm
Mundo Simples.
Email: contato@mundosimples.com.br