Autor: Alberto Cartago[1]
Conteúdo Atualizado: 06 de Setembro de 2024
Recentemente, pesquisas científicas comprovaram aquilo que a tradição antiga já sabia a partir do uso. Constataram, depois de demorados estudos clínicos, a eficácia dessa planta no tratamento e erradicação da Ameba e da Giárdia, assim como contra outras parasitoses, e o mais importante, sem a presença dos efeitos adversos das drogas alopáticas tradicionais usadas para o mesmo fim.
Na forma de chás (folha ou pó), sucos, óleo, cápsulas (o pó desidratado), o sumo das folhas, extratos ou tinturas, ou na forma de unguento.
Pode também provocar sonolência e secreções de mucosa na boca e garganta, quando usado em doses acima da média recomendada.
Temperos não deverão ser vistos como uma panacéia capaz de curar qualquer coisa, e apenas com o correto diagnóstico de nossas doenças, associando a isso um estilo de vida sem exageros e não tóxico, o que inclui uma dieta adequada, poderemos usufruir de boa saúde.
Vale alertar que devemos escolher com cuidado as fontes de origem dos nossos temperos, uma vez que, nas grandes metrópoles do mundo ocidental, onde milhões de toneladas de especiarias e ervas desidratadas são distribuídas todos os dias, com a intenção de prolongar sua vida útil, a maior parte desse estoque passa por Processos de Irradiação Molecular, fato que acaba por comprometer de maneira dramática seus princípios ativos, tornando-os, muitas vezes, simples resíduos vegetais inócuos.
Em países como Estados Unidos e Canadá, por exemplo, por força das leis locais, todo tempero exposto à irradiação deverá exibir um selo em sua embalagem informando desse procedimento. Entretanto, os demais alimentos industrializados e sujeitos ao mesmo processo não têm essa obrigatoriedade. Por isso mesmo, prefira as variedades orgânicas, ou aquelas tiradas de sua horta; ou ainda aquelas que apresentem em seus rótulos, de maneira explícita e confiável, que são livres de irradiação ou outros processos possíveis de degradar a qualidade dos vegetais.
[1]
Editoria de Saúde do Site Mundo Simples.
Alberto Cartago - albertojcartago@gmail.com
Fitoterapeuta especializado em Terapias Alternativas, alimentação Orgânica, Vegana e Vegetariana.
O autor não possui Website, Blog ou página pessoal em nenhuma Rede Social.
Bibliografia de apoio:
Plantas Medicinais - François Balmé - Hemus Editora - São Paulo - Brasil
Plantas Medicinais na Amazônia, 2a. Edição - Diversos Autores - Editora Unesp - São Paulo - Brasil
Hospital Memorial - Cravo da Índia, um Antioxidante Natural
The Hidden Benefits of Herbes and Spices
Spices that Defend You Against Aging
http://articles.mercola.com/sites/articles/archive/2003/12/13/holiday-spices.aspx
Nota de Copyright ©
Proibida a reprodução para fins comerciais sem a autorização expressa do autor ou site.