Autor: Jon Talber - Alberto Filho[1]
Conteúdo Atualizado: 25 de Abril de 2024
Quem não gosta de mimo ou de um agrado, ou de ser tratado com cordialidade? Existe mimo sem instrução? Existe comportamento sem instrutor? Então, por que ficamos chocados quando nossas crianças, no seu modo espontâneo de ser, acabam por expressar através de Comportamentos que consideramos Inadequados os reflexos de toda deseducação que receberam dentro de casa, de nós mesmos?
Conduzir não é suprir. Educação não é repetição. No entanto, a negação dessa repetição, sim. Correção não é condução cega, mas a ausência desta, sim. Corrige-se aquilo que está gasto, falho. Assim o problema é a correção e não aquilo que ela se presta a consertar.
Existe a correção porque existe a falha; existe a falha porque falhamos, porque tudo falhou, e perceber essa verdade pode significar a erradicação ou descontinuidade desse processo nosográfico. Saber onde falhamos de nada serve se continuamos a seguir a mesma velha e surrada cartilha, já corrompida, violada, que um dia adotamos como guia para nossas próprias vidas. Trata-se de um roteiro que não mais deveria servir para nossas crianças.
Perceber que falhamos, que a sociedade falhou, que nossos vícios e manias serão heranças incondicionais para nossos filhos, não por que assim o desejamos, mas porque a mente do mundo está doente, deformada, deteriorada como uma ferida que nunca cicatriza, isso seria o primeiro indício do Despertar da Inteligência.
Educar nossos filhos, não pelo mesmo manual que usamos como tutorial para nossas vidas, mas, com uma nova postura, onde iremos mostrar para eles o mundo exatamente como ele é. Um bioma Viciado, Doente, Deformado, enfim, sua verdadeira feição. Isso é sabedoria, e acima de tudo, decência; um dever responsável, uma conduta da mais elevada ética, respeito e dignidade.
Talvez, desde cedo cientificados de todos esses problemas, tenham mais sucesso que nós na tentativa de resolvê-los, uma vez que desde tarde, apenas aprendemos a empurrar a sujeira para debaixo do tapete.
Nota de Copyright ©
Proibida a reprodução para fins comerciais sem a autorização expressa do autor ou site.
[1]
Jon Talber - jontalber@gmail.com
É Pedagogo, Antropólogo e autor especializado em Educação Integral e Consciencial. É colaborador voluntário do nosso Site.
O autor não possui Website, Blog ou página pessoal em nenhuma rede social.
Alberto Filho - albfilho@gmail.com
É pesquisador das Ciências Cognitivas e orientador em educação infantil e adulta, inclusive da terceira idade, com especialização em Educação Integral. É também escritor de contos infantis e adultos, e um dos colaboradores deste Site.
O autor não possui Website ou Blog pessoal.
Os autores não possuem Websites, Blogs ou páginas pessoais em nenhuma Rede Social.
Mais artigos dos autores em: https://www.sitededicas.com.br
Mundo Simples.
Email: contato@mundosimples.com.br