"Caberia aos pais, como uma das primeiras tarefas na construção da cognição infantil, aprender sobre o comportamento dos filhos, com a mesma motivação e curiosidade que demonstram quando se prestam a esmiuçar a vida pessoal dos grandes ídolos midiáticos..."
Desatenção, Hiperatividade e Impulsividade são os principais componentes nesse tipo de distúrbio, também conhecido como TDAH...
Embora seja normal no decorrer da vida de uma criança ou jovem a ocorrência casual de episódios de
Desatenção, Impulsividade ou Hiperatividade, nos portadores de TDAH, estes elementos comportamentais acontecem com maior frequência e de modo mais severo.
Mas, um diagnóstico preciso do transtorno só poderá ser feito por um clínico com especialização em TDAH, e sempre levando em conta a história comportamental do paciente, ou seja, seu passado. Em relação ao paciente, para se habilitar a esse tipo de avaliação, deverá ser portador, de modo continuado, regular e pontuais, dos sintomas relacionados mais adiante, durante pelo menos 6 meses. No caso da criança, os sintomas já deverão fazer parte de sua rotina mesmo antes que tenha completado 7 anos de idade.
Vale esclarecer que a ausência de alguns sintomas ou a presença marcante de outros não afasta nem caracteriza o transtorno. Por isso mesmo, apenas uma Anamnese completa realizada com ajuda de um profissional especializado poderá esclarecer tudo.
Examinando os Aspectos Clínicos do problema....
A maioria das crianças e jovens com
TDAH têm problemas de insônia e apresentam dificuldades tanto para dormir quanto para acordar. Sem contar que os portadores do transtorno, por não dormirem bem, frequentemente acordam com aquela sensação de cansaço ou fadiga física e mental que se estende ao longo do dia.
Outra característica do transtorno é o Baixíssimo sentimento de Autoestima e dificuldades nos relacionamentos pessoais. E isso ocorre principalmente porque pelo seu comportamento impulsivo, inquieto e por vezes agressivo, são tratadas em meio ao seu grupo de convivência a exemplo dos amigos, familiares ou da escola, como inconvenientes. E com o tempo isso se transforma em Frustração, uma vez que ficam com a sensação de que estão sempre fazendo alguma coisa errada.
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Pais e professores poderão se equivocar algumas vezes em reconhecer crianças com sintomas de Desatenção apenas porque elas frequentemente são calmas e não apresentam os sinais característicos daqueles que sabidamente já possuem o distúrbio. Sentam-se quietas e parecem fazer as atividades, embora, frequentemente, não estejam atentas ao que está ocorrendo em sala de aula. Poderão até mesmo conviver em grupos com as crianças normais, o que torna ainda mais difícil para alguém não especializado chegar a uma conclusão.
Uma Observação das mais Importantes...
Uma criança ou jovem que sofre de Miopia ou outros problemas visuais que dificultem seu aprendizado normal, poderão ser categorizados pelos não especialistas como eventuais portadores do TDAH, uma vez que apresentam sinais típicos de Desatenção associado a um baixo rendimento escolar. Outras patologias que se enquadram de maneira equivocada nesse quadro, são as crises de enxaquecas, fotofobias, e alguns distúrbios metabólicos.
A avaliação final que determina se o paciente tem ou não o Déficit é feita por um Médico especializado em TDAH, que poderá ser da área de psiquiatria ou não.
Mas, afinal de contas, o que devemos levar em conta para diagnóstico do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)?
Para encontrar os critérios que justifiquem o diagnóstico do TDAH, alguns aspectos deverão ser observados. Há uma regra simples que podemos usar como gabarito inicial para a pré-avaliação de um eventual quadro de
TDAH. Entretanto, o diagnóstico oficial só poderá ser confirmado por um profissional especializado no assunto.
Como alerta, vale abrir os olhos se 20% ou mais dos sintomas relacionados nos tópicos de Desatenção, Hiperatividade e Impulsividade ocorrem de maneira persistente ou continuada por um período de 6 meses ou mais.
Compreendendo o significado da Desatenção:
Uma criança com
Déficit de Atenção é normalmente descrita como alguém que apresenta curtos períodos de atenção se distraindo com grande facilidade. Na realidade,
Desatenção e Distração não são sinônimos. A Distração é na verdade uma condição onde o portador só é capaz de manter sua atenção por um período curto, e com facilidade se desconcentra durante o exercício de uma tarefa. Atenção, por outro lado, é um processo que pode ser segmentado em diversos estágios, conforme detalhados a seguir.
Nós nos Concentramos – escolhendo algo onde iremos focar nossa atenção;
Selecionamos – definindo algo que precisa de atenção naquele momento;
Mantemos – ficaremos atentos durante o tempo que for necessário;
Resistimos – ignoramos qualquer coisa capaz de tirar o foco de nossa atenção;
Mudamos – mudamos o foco de nossa atenção apenas quando for necessário.
Quando nos referimos a alguém com Desatenção, estamos dizendo que uma parte do processo de atenção da pessoa é interrompida. Crianças com Desatenção poderão ter dificuldade com um ou todos os estágios do processo de atenção. Algumas terão dificuldade em se concentrar em tarefas, especialmente aquelas rotineiras ou chatas. Outras terão problemas para saber onde começar uma atividade. Outras ainda poderão se confundir na interpretação das orientações recebidas no curso dessa atividade. Um observador cuidadoso é capaz de perceber onde o processo de Atenção foi interrompido para uma criança.
Os sintomas de Desatenção mais comuns nas Crianças são:
- Não dão atenção aos detalhes das coisas ou objetos que façam parte do seu cotidiano, ou ainda cometem erros descuidados no trabalho escolar, afazeres domésticos, tarefas pessoais, etc.;
- Frequentemente mudam, sem aviso prévio, de uma atividade para outra, sem concluir nenhuma delas;
- É comum que tenham dificuldade em manter a atenção em tarefas de qualquer natureza ou atividades lúdicas;
- Têm grande dificuldade em concentrar-se em apenas uma tarefa de cada vez;
- Tornam-se enfastiadas com uma tarefa em poucos minutos, a menos que a coisa em curso seja do seu inteiro agrado, ou algo absolutamente novo, exótico e desafiador;
- Têm dificuldade em manter a atenção enquanto organizando ou realizando uma atividade, aprendendo algo novo, ou até mesmo durante o andamento das atividades recreativas;
- Têm dificuldade em completar ou retornar as tarefas de casa. Estão frequentemente perdendo acessórios materiais que são necessários à execução dos trabalhos, tais como, lápis, canetas, brinquedos, livros, ferramentas, e até as próprias tarefas;
- Frequentemente parecem não escutar quando alguém lhe dirige a palavra diretamente;
- Com frequência evitam, rejeitam ou relutam em aceitar tarefas que exijam esforço mental, especialmente aquelas onde um nível de atenção constante é necessário;
- Sonham acordadas, tornando-se facilmente confusas; movem-se com lentidão e demoram a reagir sensorialmente quando alguém chama sua atenção;
- Têm dificuldade em processar informações no mesmo ritmo e precisão das demais crianças do seu grupo etário;
- Com frequência não seguem instruções e não finalizam as atividades escolares, tarefas domésticas ou obrigações no local de trabalho, embora isso não ocorra devido a um eventual comportamento oposicionista, rebelde, como forma de protesto, ou mesmo como desdobramento de uma dificuldade em compreender as instruções;
- Com excepcional facilidade tendem a desviar sua atenção de afazeres dos quais estão encarregadas naquele momento, atraídas por estímulos externos sem importância;
- Esquecem com facilidade das atividades diárias ou obrigações rotineiras.
Compreendendo o significado da Hiperatividade:
A atividade excessiva é o sinal mais visível de
TDAH. As crianças ou jovens com TDAH geralmente são descritos como indivíduos que estão “sempre em movimento” ou são controlados por um "motor autônomo." Com a idade, os níveis de atividade poderão diminuir. Na adolescência e na idade adulta, a
hiperatividade pode aparecer como um comportamento inquieto, agitado, ansioso, nervoso.
Os sintomas de Hiperatividade mais comuns nas Crianças são:
- As mãos ou os pés estão sempre inquietos;
- Na sala de aula, se contorcem e demonstram uma evidente inquietação em seus assentos, ou levantam-se com frequência de lugares onde a permanência é requerida;
- Mexem-se ou levantam-se excessivamente em ocasiões onde isso não é permitido – Em adultos ou adolescentes pode se limitar a uma sensação subjetiva de agitação, ansiedade ou impaciência e desconcentração;
- Têm dificuldade para realizar tarefas ou atividades que exijam passividade ou concentração;
- Parece que estão sempre prontas para ir embora; ou agem como se um motor as impulsionassem em qualquer direção;
- Com frequência não conseguem parar de falar;
- Estão em constante movimento, tocando ou mexendo em tudo que possam ver à sua frente, independente de funcionalidade ou utilidade;
- Têm dificuldade em jogar ou se envolver em atividades de lazer onde o silêncio e a quietude são necessários;
- Têm dificuldade de permanecer sentadas mesmo enquanto estão comendo, em reuniões, ouvindo estórias, assistindo TV., etc.
Compreendendo o significado da Impulsividade:
Quando as pessoas pensam em
impulsividade, muitas vezes estão se referindo à impulsividade cognitiva, que é o ato de agir sem pensar. A
impulsividade de crianças com
TDAH é ligeiramente diferente. São crianças que agem antes de pensar porque têm dificuldade em esperar pela gratificação ou resultados. A
impulsividade leva essas crianças a falar fora de hora, interromper os outros, ou se envolver no que parece ser comportamentos de risco.
Desse modo, a criança pode atravessar a rua sem olhar para os lados, ou subir no topo de árvores muito altas sem levar em conta os riscos. Embora tal comportamento seja arriscado, a criança não é realmente um praticante voluntário de riscos, e sim uma criança que tem grande dificuldade em controlar os impulsos. Muitas vezes, a criança fica surpresa ao descobrir que entrou em uma situação perigosa, sem ter ideia de como sair dela depois.
Os sintomas de Impulsividade nas crianças são:
- Grande e injustificada impaciência;
- Fazem comentários indevidos; mostram suas emoções sem restrições e agem sem medir as consequências dos atos;
- Têm dificuldade em esperar por coisas que desejam, ou esperar pela sua vez em atividades distribuídas por turnos, onde a disciplina é necessária;
- Frequentemente interrompem conversações, ou se intrometem nas atividades ou reuniões de outras pessoas;
- Muitas vezes dão respostas precipitadas antes mesmo que as perguntas sejam concluídas.
É importante notar que, no DSM-IV, O Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders – DSM) da Associação Americana de Psiquiatria, Hiperatividade e Impulsividade não são mais consideradas como características separadas. De acordo com Barkley (1990), a hiperatividade-impulsividade é um padrão decorrente de uma dificuldade geral em inibir o comportamento.
Além de problemas com desatenção ou hiperatividade – impulsividade, o distúrbio é muitas vezes visto com características associadas. Dependendo da idade da criança e do estágio de desenvolvimento, os pais e professores podem ver tolerância baixa, Frustração, temperamento explosivo, violento, autoritário, dominador, dificuldade em seguir as regras, desorganização, rejeição social, Baixa Autoestima, fracasso acadêmico e desorientação profissional.
Definindo Transtorno de Déficit de Atenção / Hiperatividade.
Ao invés de uma lista única de 14 possíveis sintomas listados em edições anteriores, o DSM-IV classifica categoricamente os sintomas em três subtipos do transtorno:
Tipo Combinado – sintomas múltiplos de desatenção, impulsividade e hiperatividade;
Tipo predominantemente desatento – sintomas múltiplos de desatenção com pouca ou nenhuma presença de hiperatividade-impulsividade;
Tipo Predominantemente Hiperativo-Impulsivo – múltiplos sintomas de hiperatividade-impulsividade com poucos episódios, se houver, de desatenção.
Outras características diagnósticas essenciais do Transtorno.
Os sintomas de desatenção, hiperatividade ou impulsividade devem persistir por pelo menos seis meses e serem inadaptados e inconsistentes com os níveis de desenvolvimento;
Alguns dos sintomas que causam prejuízo devem estar presentes antes dos 7 anos de idade;
Algum comprometimento dos sintomas está presente em dois ou mais ambientes (por exemplo, na escola / trabalho e em casa);
A evidência de comprometimento clinicamente significativo está presente no funcionamento social, acadêmico ou ocupacional.
Os sintomas não ocorrem exclusivamente durante o curso de
Transtorno Invasivo do Desenvolvimento, Esquizofrenia, ou outro distúrbio psicótico, assim como também não se enquadram adequadamente em outros transtornos mentais, tais como,
Transtorno do Humor, Transtorno de Ansiedade, Transtorno Dissociativo de Identidade ou Transtorno de Personalidade.
Considerações finais:
Atualmente há uma corrente muito forte no meio médico para o uso de medicamentos, a exemplo da droga Ritalina (Cloridrato de Metilfenidato), como opção de tratamento para esse tipo de transtorno. Os pais deverão ficar atentos e evitar esse tipo de abordagem, uma vez que os efeitos colaterais desse medicamento são mais prejudiciais que benéficos.
Vale a pena pensar em tratamentos alternativos já existentes que são comprovadamente promissores e não usam drogas causadoras de dependência, a exemplo desta já citada.
Algumas dessas terapias com resultados comprovados são: A Prática da Yoga, Práticas Meditativas, Controle da Respiração, Florais, Óleos Essenciais, Homeopatia e Antroposofia.
Bibliografia de Apoio:
Optometrists Network -
https://www.add-adhd.org/ADHD_attention-deficit.html
Attention Deficit Disorder Association -
https://add.org/
American Psychological Association -
https://www.apa.org/index.aspx
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Notas:
[1]
Editoria de Saúde e Educação do Site Mundo Simples.
Email: contato@mundosimples.com.br
Nota de Copyright ©
Proibida a reprodução para fins comerciais sem a autorização expressa do autor ou site.
[1]
Anne Marie Lucille - annemarielucille@yahoo.com.br
Antropóloga e Pesquisadora na área da Psicopedagogia. Atua como consultora educacional especializada em Educação Integral e Consciencial.
A autora não possui Website, Blog ou página pessoal em redes sociais.
Alberto Filho - albfilho@gmail.com
O autor é Consultor pedagógico e Educador do ensino fundamental e médio, educação de adultos e educação Integral, e também escritor de contos infantis, juvenis e adultos.
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