7 perguntas que você não poderá deixar de fazer durante uma Entrevista de Emprego

Especialistas em recursos humanos e recolocação profissional ensinam técnicas para você aprender a elaborar e fazer perguntas inteligentes, questões com potencial para elevar sua pontuação e impressionar até o mais indiferente e exigente recrutador...
7 perguntas que você não poderá deixar de fazer durante uma Entrevista de Emprego

Atributos, tais como pensar de forma organizada, lógica e empreendedora, são recursos que inevitavelmente já coloca o candidato num patamar de qualificação acima da média...

Preparando o terreno...

Se você deseja causar uma boa e impactante impressão em sua próxima entrevista de emprego, vale a pena pensar com muito cuidado na qualidade e relevância das questões que vai colocar diante do seu recrutador.

Ao fazer perguntas inteligentes, imediatamente você se coloca como um candidato diferenciado. Sem contar que as respostas dadas pelo entrevistador poderão ajudá-lo a decidir se aquele é o trabalho ideal para você ou não.

Lembre-se sempre de uma coisa importante: na maioria das vezes, aquele homem ou mulher que está diante de você na hora da entrevista, representa como ninguém a cultura e alma daquela empresa. Por isso mesmo ao focar sua atenção nos seus gestos, palavras e qualidade geral do seu comportamento, você já será capaz de antever muita coisa daquilo que poderá encontrar no âmago administrativo e costumes daquela corporação.

Aqui estão sete perguntas que deverão ser consideradas nessa hora, assim como o que elas simbolizam sobre seu perfil como candidato.

No entanto, são apenas sugestões para seu estudo e avaliação, e que poderão ser adaptadas para cada situação, de acordo com o perfil e o cargo pretendido por cada candidato, levando também em conta a cultura da empresa em questão.

Eis as perguntas sugeridas.

“Como vocês avaliam o desempenho do funcionário que está nesse cargo ao longo do tempo, isto é, em intervalos de 3, 6, 12 ou mais meses?”

Saber como o desempenho pessoal é avaliado pela empresa lhe dá uma ideia das prioridades do empregador; também ajuda a gerenciar suas expectativas em relação às promoções e o informa do peso que aquela função tem dentro da corporação. Por exemplo, se um empregador fala sobre a necessidade de melhorar as relações entre os departamentos antes de atingir as metas ou concluir projetos necessários, você saberá que tipo de problemas inicialmente terá pela frente. Peça informações específicas sobre suas atribuições e qual será sua importância pessoal na condução de cada projeto. Você se sentirá mais confortável em conhecer o ritmo de trabalho, assim como as expectativas em relação ao cargo.

Qual o simbolismo da pergunta:
Que você está focado em resultados e com vontade de provar para si mesmo que é capaz de suprir as demandas uma vez que esteja em atividade.

"Atualmente, qual é o maior desafio pendente na pauta de sua equipe?"

Não existe trabalho que esteja livre de desafios ou imprevistos. Dependendo da franqueza do entrevistador, você deverá obter uma imagem mais realista do papel e relevância daquele cargo. Se você fizer essa pergunta, não se esqueça de realçar com uma declaração positiva, palavras motivadoras. Certifique-se de demonstrar como suas habilidades e experiência poderão ajudar a superar o desafio; ou, melhor ainda, como enfrentou com êxito diferenciado um problema semelhante no passado.

Qual o simbolismo da pergunta:
Você está por dentro da realidade da função e disposto a trabalhar "duro" para atingir metas.

"Vocês oferecem treinamento continuado para essa Função/Cargo?"

Uma resposta clara é um bom indicador de que a empresa vai investir em seu desenvolvimento. Se eles não têm um esquema de treinamento formal na empresa, poderiam dar-lhe um exemplo do modo como patrocinam treinamentos informais ou o desenvolvimento de empregados em nível semelhante.

Por outro lado, uma resposta vaga, ou que deixe no ar mais dúvidas que esclarecimentos, ou ainda que esteja recheada por exceções ou ressalvas, é um óbvio sinal vermelho, e indica que é improvável que pretendam investir em sua qualificação.

Qual o simbolismo da pergunta:
Você está empenhado em expandir suas habilidades e conhecimentos e assim agregar ainda mais valor aos serviços ou produtos da organização.

Notas:

Sobre o Autor:

Nota de Copyright ©
Proibida a reprodução para fins comerciais sem a autorização expressa do autor ou site.