Autor: Alberto Cartago[1]
Conteúdo Atualizado: 06 de Setembro de 2024
Dentro das chamadas terapias alternativas, onde até na forma de cápsulas já pode ser encontrado, existe uma espécie de louvor ou glorificação às propriedades “milagrosas” que o Vinagre orgânico de Maçã supostamente proporciona à saúde, e, de fato, parece que algumas pessoas já constataram em si mesmas alguns destes benefícios[2].
No entanto, muito daquilo que se lê, especialmente na Internet, infelizmente, está repleto de exageros, mitos, ou simplesmente são informações infundadas, como sempre, patrocinadas por interesses escusos, comerciais, ou falta de bom senso.
Alguns defensores do ingrediente asseguram que ele é capaz de curar quase tudo, desde Refluxo até Diabetes; e também, verrugas, fungos de unha, pé de atleta, câncer, artrites, halitose, colesterol alto, gota, infecções urinárias, pressão alta, intoxicação, tuberculose, (ufa!), e até, piolhos!
Deixando de lado o que afirmam os mais exaltados, vamos examinar aquilo que realmente se sabe a respeito do Vinagre Orgânico de Maçã, com base nos estudos e pesquisas científicas disponíveis ao público até este momento.
Um estudo citado no Jornal American Diabetes Foundation’s publication Diabetes Care[3], afirmava que o consumo desse tipo de Vinagre de Maçã antes das refeições aumentou de maneira significativa a sensibilidade à insulina, e reduziu dramaticamente a mesma substância (insulina) e os picos de Glicose[4] que ocorrem após as refeições. Nesse estudo, diabéticos tiveram uma redução de cerca de 25% nos níveis de Glicose. O estudo foi realizado com 29 pessoas divididas em 3 grupos:
Embora as pesquisas feitas até agora pareçam favoráveis, mais estudos precisam ser feitos para confirmar a dimensão dos benefícios do Vinagre na estabilização da insulina, assim como para determinar quais são os eventuais efeitos colaterais, caso existam, mais importantes.
Se o soluço é regular, convém consultar um médico, pode ser um sinal de Hérnia de Hiato ou Refluxo Gastro Esofágico.
Após 12 semanas, os participantes tiveram uma redução no peso corporal entre meio e um quilo. Também o Índice de Massa Corporal, Diâmetro da cintura, Triglicerídeos e gordura visceral sofreram redução. Entretanto, estudos complementares ainda são necessários para que se compreenda a relação do Vinagre com a redução de peso corporal.
Mas, é preciso cautela. Algumas pessoas, na ânsia de perder peso rapidamente, tendem a consumir o Vinagre em excesso, especialmente na forma de cápsulas, o que pode causar acidentes Gastroesofágicos sérios. Um relatório[7], por exemplo, relata o caso de uma mulher que ficou com uma cápsula de Vinagre presa à garganta por 30 minutos e desenvolveu lesões sérias, ficando com dificuldade para engolir durante seis meses.
[1]
Veja notas sobre o Autor na página seguinte.
[2]Vinegar History
https://www.apple-cider-vinegar-benefits.com/vinegar-history.html
[3]
Johnston, CS, Kim, CM, Buller, AJ. 2004. Vinegar improves insulin sensitivity to a high-carbohydrate meal in subjects with insulin resistance or type 2 diabetes. Diabetes Care 27(January): 281-282
https://care.diabetesjournals.org/content/27/1/281.full
[4] O índice glicêmico é o que diferencia os alimentos de acordo com a quantidade de moléculas de Glicose presentes em cada um e está diretamente relacionado com a Glicemia que é o nível de açúcar circulante no sangue.
Quando ingerimos carboidratos, estes entram na corrente sanguínea com diferentes velocidades. Com base nesse fato, é possível classificá-los: quanto mais rápido o seu ingresso, maior será a liberação de insulina pelo pâncreas, pois o corpo tenta equilibrar os níveis de açúcar.
Para fazer essa medição Toma-se como base o Pão branco de valor glicêmico igual a 100.
Alimentos que afetam pouco a resposta de insulina no sangue são considerados de baixo valor glicémico, e os que afetam muito, de alto valor glicêmico. O índíce glicêmico dos alimentos considerado ideal é aquele abaixo de 55.
[5] https://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S0168822716308518
[6] https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19661687
[7] https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/15983536
Editoria de Saúde do Site Mundo Simples - 2019.