Dicas de Educação
Dicas de Educação
6 Grandes Ideias para Incentivar Jovens Escritores
Editoria de Educação - 22 de Agosto de 2015
Autores: Alberto Silva Filho[1]
Não existe um incentivo maior à leitura do que a criação de uma pequena biblioteca dentro de casa... Ah, e não esqueça de incluir quadrinhos no acervo...
"Já se sabe, e dezenas de pesquisas comprovam isso, que o processo da escrita desperta no jovem um grande e equilibrado sentimento de autoconfiança, sem contar a potencialização da criatividade..."
6 Grandes Ideias para Incentivar Jovens Escritores
O processo da leitura cria no leitor a condição necessária para que ele, mais adiante, seja capaz de se expressar de forma organizada e clara...
6 Grandes Ideias para Incentivar Jovens Escritores
O processo da leitura cria no leitor a condição necessária para que ele, mais adiante, seja capaz de se expressar de forma organizada e clara...

4. Passando Adiante.

Essa é uma atividade coletiva que requer 3 pessoas ou mais - Nesse jogo de escrever, cada individuo escreve uma sentença da estória, e então passa ao companheiro para continuar.

Embora pareça fácil, há aqui uma sutil armadilha. Antes de passar adiante a estória, cada escritor irá dobrar o papel de modo que apenas a frase que acaba de escrever esteja visível ao próximo escritor, que deverá continuar a estória conhecendo apenas a última sentença e mais nenhuma das anteriores.

O educador ou coordenador da atividade irá determinar quantas voltas a folha de papel dará entre os participantes. Feito isso, então leia o resultado final que deverá ser bem engraçado e interessante.

Desnecessário é dizer o quanto essa atividade é capaz de potencializar a criatividade do futuro escritor, uma vez que sua imaginação poderá vagar sem rédeas ou impedimentos formais, o que deveria ser uma coisa absolutamente natural durante o processo de estruturação das ideias de cada autor.

5. Um dia de Vida

Peça que a criança escolha um objeto que usa, carrega, vê no seu dia a dia. Em seguida ela deverá escrever uma estória sob a perspectiva daquele objeto, seja, lápis, mochila, controle remoto da Tv., etc. Isto é, Como ela se sentiria realizando aquelas tarefas, caso, ao invés de uma criança, fosse aquele objeto?

E também deverá imaginar qual seria o comportamento das pessoas que estariam usando ela agora incorporada na pele daquele objeto.

Peça para que descreva os detalhes, observações, sobre o que aconteceria com aqueles objetos no dia a dia, quais seriam seus sentimentos, e assim por diante. Isso tornará o história ainda mais interessante e realista, apesar da abordagem surreal.

Nesse exercício de criatividade, Ela terá que imaginar um mundo fictício, e como seria se fosse ela um objeto com sentimentos e capacidade de pensar, e como seria então sua relação para com seus usuários. E sem saber, nessa tarefa, já estará exercitando a verdadeira arte de criação da ficção, sem contar que servirá como métrica para avaliar todo seu potencial criativo.

6. Faça um Livro

Para ajudar o jovem autor a sentir-se de fato um escritor, nada se compara a ver o resultado de sua obra. Para isso, junte alguns dos seus melhores escritos e encaderne tudo com uma brochura simples.

Você pode fazer isso facilmente com papel cartonado, ou então criar uma capa personalizada com papel mais grosso.

Faça também uma página com índice, outra com o título, e inclua uma biografia do autor nas páginas iniciais.

Se preferir incrementar ainda mais, vá numa gráfica rápida e peça para que façam um acabamento mais personalizado e profissional, talvez até com ilustrações, quem sabe, do próprio autor.

E que tal, nessa empreitada, se tornar seu parceiro de produção? Você poderá, por exemplo, criar as ilustrações, e assim já estará introduzindo em sua vida a ideia do trabalho em grupo.

Assim, o ato de ver sua obra na forma impressa e com aparência de uma publicação de verdade, decerto, é o empurrão que muitos potenciais escritores precisam para "sentir" que a coisa pode ser levada a sério.

Editoria de Educação do Site Mundo Simples.
Veja mais detalhes sobre o autor nas notas abaixo.

Nota de Copyright ©
Proibida a reprodução para fins comerciais sem a autorização expressa do autor ou site.

[1] Alberto Silva Filho - albfilho@gmail.com
É pesquisador das Ciências Cognitivas e orientador em educação infantil e adulta, inclusive da terceira idade, com especialização em Educação Integral e Consciencial. É também escritor de contos infantis e adultos, e um dos colaboradores fixos deste Site.
O autor não possui Website ou Blog pessoal.

Mais artigos do autor em: http://www.sitededicas.com.br

Mais Sugestões de Leitura

Outras Sugestões de Leitura do mesmo Tema...