7 Perguntas que você não pode deixar de fazer durante uma Entrevista de Emprego
Autor: Alberto Grimm[1]
Atualizado: 01 de Agosto de 2024
Especialistas em recursos humanos e recolocação profissional ensinam técnicas para você aprender a elaborar e fazer perguntas inteligentes, questões com potencial para elevar sua pontuação e impressionar até o mais frio e exigente recrutador durante uma entrevista de emprego...
"Perguntas inteligentes, criativas e bem colocadas são ingredientes que o candidato acrescenta ao seu repertório de qualificações de modo natural, e o mais importante, já começa todo processo de seleção demonstrando todo seu potencial..."
"Atributos, tais como pensar de maneira organizada, lógica e empreendedora, são recursos que inevitavelmente já coloca o candidato num patamar de qualificação acima da média..."
Examinando com cuidado o terreno onde vai pisar...
Se você deseja causar uma boa e impactante impressão em sua próxima entrevista de emprego, vale a pena pensar com muito cuidado na qualidade e relevância das questões que vai colocar diante do seu recrutador.
Ao fazer perguntas inteligentes, imediatamente você se coloca como um candidato diferenciado. Sem contar que as respostas dadas pelo entrevistador poderão ajudá-lo a decidir se aquele é o trabalho ideal ou não para você.
Lembre-se sempre de que, na maioria das vezes aquele homem ou mulher que está diante de você na hora da entrevista representa como ninguém a cultura e a alma daquela empresa. Por isso mesmo, se você ficar atento aos seus gestos, palavras e qualidade geral do seu comportamento, será capaz captar pistas concretas do estilo administrativo e dos costumes praticados dentro daquela corporação.
Para ajudar, aqui estão sete perguntas que deverão ser consideradas nessa hora, assim como o que elas simbolizam sobre seu perfil como candidato.
No entanto, são apenas sugestões para seu estudo e avaliação, e poderão ser adaptadas para cada situação, e sempre de acordo com o perfil e o cargo pretendido por cada candidato. Vale a pena considerar também a cultura predominante dentro da empresa para fazer os devidos ajustes.
Eis as perguntas sugeridas.
“Como vocês avaliam ao longo do tempo o desempenho do funcionário que está ocupando um cargo? Quer dizer, isso ocorre em intervalos de 3, 6, 12 ou mais meses?”
Saber como o desempenho pessoal é avaliado pela empresa, além de lhe dar uma ideia das prioridades do empregador, também ajuda a gerenciar suas expectativas em relação às promoções, informando ainda qual a importância daquela função dentro da corporação.
Por exemplo, se um empregador fala sobre a necessidade de melhorar as relações entre os departamentos antes de atingir as metas ou concluir projetos, você já saberá que tipo de problemas inicialmente terá pela frente. Peça informações específicas sobre suas atribuições e o que esperam de você na condução de cada projeto. Desse modo se sentirá mais confortável em conhecer o ritmo de trabalho, assim como as expectativas em relação ao cargo ofertado.
Qual o simbolismo da pergunta:
Que você está focado em resultados e com vontade de provar para si mesmo que é capaz de suprir as demandas tão logo esteja em atividade.
"Neste momento, qual é o maior desafio na pauta de pendências da equipe da qual farei parte?"
Não existe trabalho que esteja livre de desafios ou imprevistos. Dependendo da franqueza do entrevistador, você deverá obter uma imagem mais realista do papel e relevância daquele cargo. Caso faça essa pergunta, não esqueça de realçar com uma declaração positiva e palavras motivadoras.
Certifique-se de demonstrar como suas habilidades e experiência poderão ajudar a superar o desafio; ou melhor ainda, como enfrentou com êxito um problema semelhante no passado.
Qual o simbolismo da pergunta:
Que você está por dentro da realidade da função e disposto a trabalhar "duro" para atingir metas.
"Vocês oferecem um programa de treinamento continuado para esta Função ou Cargo?"
Uma resposta clara é um bom indicador de que a empresa vai investir em seu desenvolvimento. Se eles não têm um esquema de treinamento formal na empresa, poderiam dar-lhe um exemplo do modo como patrocinam treinamentos informais ou o desenvolvimento de empregados em nível semelhante.
Por outro lado, uma resposta vaga ou que deixe no ar mais dúvidas que esclarecimentos, ou ainda que esteja recheada por exceções ou ressalvas, é um claro sinal de alerta vermelho, e indica que é improvável que pretendam investir em sua qualificação.
Qual o simbolismo da pergunta:
Que você está empenhado em expandir suas habilidades e conhecimentos e assim agregar ainda mais valor e qualidade aos serviços ou produtos da organização.
"Você pode me falar à respeito da equipe com a qual irei trabalhar?"
As empresas não apenas desejam contratar pessoas com as competências adequadas e experiência para o cargo disponível, elas desejam contratar alguém com um perfil capaz de se ajustar com a atual equipe de trabalho. Essa resposta pode também dar-lhe uma indicação do tipo de cultura corporativa que você terá pela frente.
Qual o simbolismo da pergunta:
Que você está ciente da importância do trabalho em equipe.
"Vi que recentemente a empresa conquistou um novo e importante Cliente, ou que lançaram no mercado um novo Produto, Serviço. Neste momento, você tem alguma ideia dos rumos ou planos da empresa para o futuro?"
Ouça com atenção a resposta do empregador, uma vez que vai lhe dar uma indicação das prioridades da empresa naquele momento, assim como um posicionamento em relação ao seu nicho de mercado.
Aproveite a oportunidade para enfatizar como suas habilidades e experiência se encaixam com os objetivos da corporação e descreva como seria capaz de agregar ainda mais valor a estes projetos.
Qual o simbolismo da pergunta:
Essa questão demonstra o quanto você está informado sobre aquela empresa e também indica seu interesse em conhecer de perto tudo que atualmente está acontecendo no mercado corporativo. Ter um olho no futuro sugere que você está disposto a investir seus esforços em prol da empresa.
"Você ainda tem alguma dúvida a respeito de minha qualificação, ou capacitação, para ocupar este cargo?"
É preciso ter coragem e autoconfiança para fazer esta pergunta e, em muitos aspectos, pode ser uma estratégia arriscada. Entretanto, se você chegar ao final da entrevista e sentir que eles ainda não se decidiram pela sua contratação ou percebe que não vendeu adequadamente suas qualidades, esta é sua última chance de impressionar.
Dê tempo ao entrevistador para que seja capaz de expressar com clareza suas preocupações e ressalvas, e nunca caia na tentação de partir imediatamente para a defensiva, ou ainda de sair costurando desculpas. Caso ele ressalte seus pontos fracos, demonstre que têm consciência deles e como pretende corrigi-los reciclando-se. Deixe claro que está disposto a trabalhar como aprendiz, ou ainda na companhia de um instrutor.
Qual o simbolismo da pergunta:
Os candidatos que fazem essa pergunta têm confiança em suas habilidades e capacidades, bem como autoconsciência de suas deficiências e estão dispostos a fazer o que é preciso para realizar o trabalho.
"Quais são os próximos passos? Existe algo que eu deveria ou poderia fazer a partir deste momento até a resposta definitiva a respeito de uma eventual contratação?"
O entrevistador deve dar-lhe uma indicação clara do que você pode esperar como retorno e como deverá ser a preparação para as etapas seguintes, a exemplo de uma nova entrevista ou uma avaliação em um centro de treinamento. Ele também poderá revelar quantos outros candidatos atualmente estão sob avaliação.
Qual o simbolismo da pergunta:
Esse tipo de questionamento mostra que você é pró-ativo e automotivado, e o mais importante, o quanto está ansioso para começar o trabalho.
Conclusão:
Estude essas e outras questões a fundo. Reflita sobre cada uma delas e adapte-as ao seu perfil, natureza do cargo pretendido e cultura da empresa onde será entrevistado. Lembre-se, informação só se transforma em ação útil quando temos a oportunidade e a determinação para colocar tudo em prática.
Não deixe de ler também o artigo: 10 Coisas que você jamais deverá incluir em seu Currículo Profissional, nesse mesmo site.
Notas:
Editoria de Educação do Site Mundo Simples.
Email: contato@mundosimples.com.br
Veja mais detalhes sobre o autor ou autores nas notas abaixo.
Nota de Copyright ©
Proibida a reprodução para fins comerciais sem a autorização expressa do autor ou site.
[1]
Alberto Grimm - albertogrimm@gmail.com
Publicitário e Escritor. Especialista em Psicologia do Trabalho e Relações Humanas. É também pesquisador e consultor em Recursos Humanos, Práticas Motivacionais, Educação Integral e Consciencial.
O autor não possui Website, Blog ou página pessoal em nenhuma Rede Social.
Mais artigos do autor em:
Dicas de Educação Integral e Consciencial