Autor: Alberto Cartago[1]
Conteúdo Atualizado: 06 de Setembro de 2024
O principal é que você prefira o pão feito com farinha de grão integral. Pães podem ser feitos com diferentes tipos de farinha, mas frequentemente são feitos com farinha de trigo. Use os métodos acima para escolher seu pão integral e você poderá ter certeza de que está consumindo um alimento realmente integral.
Geralmente um pão dito "integral" irá conter uma variedade de farinhas em sua composição. Seja cauteloso, porque muitos deles podem não ser. Um pão de farinha branca refinada também pode ser listado como "integral", porque tem alguns pedaços inteiros de grãos misturados na massa. Só porque um produto é listado como "integral" isso não significa que ele o seja. Assim, lembrando mais uma vez: Verifique a lista de ingredientes.
De acordo com as medidas adotadas pelos órgãos reguladores americanos, métricas que foram aceitas pelo meio científico como padrão mundial, a massa do Pão Integral deverá conter um mínimo de 51% de farinha não refinada, ou seja, Farinha Integral. Embora no Brasil a regra também se aplique, nem todos os fabricantes a seguem. Por isso, para sua segurança, convém seguir as dicas abaixo.
Veja como medir o teor de fibra.
Por exemplo: Até 1,3 gramas de fibra alimentar por porção[3] pode ser considerado pão branco. Acima de 3,4 gramas por porção, apenas este pode ser considerado Integral.
Também tenha em mente que os ingredientes estão listados por ordem de quantidade presente. Os primeiros ingredientes listados estarão presentes em maior quantidade. Isso pode ser especialmente útil quando for comparar as diferentes marcas de pães.
[1]
Alberto Cartago - albertojcartago@gmail.com
Fitoterapeuta especializado em Terapias Alternativas, alimentação Orgânica, Vegana e Vegetariana.
O autor não possui Website, Blog ou página pessoal em Rede Sociais.
[3] A medida usada para medir a porção de fribras é em média 2 fatias e meia do pão integral tradicional, aquele de forma, na maioria das vezes já fatiado ou o equivalente a 50 gramas.
Bibliografia de apoio:
American Institute for Cancer Research - http://www.aicr.org/
American Diabetes Association - http://www.diabetes.org
Alberta Barley Commission - http://www.albertabarley.com/index.html
National Barley Foods Council -
http://www.barleyfoods.org/index.html
Plantas que Curam - http://plantasquecuram.com.br/
Revista Saúde - Ed. Abril - Agosto 2009
Bebidas que Curam - Ed. Manole - São Paulo - 2001
Nota de Copyright ©
Proibida a reprodução para fins comerciais sem a autorização expressa do autor ou site.