Cinco Sinais Inequívocos de que você está no Emprego Errado

Sentir-se bem no trabalho é uma condição cujo reflexo se faz notar claramente no potencial criativo, na produtividade, na qualidade da vida pessoal de qualquer funcionário...
Cinco Sinais Inequívocos de que você está no Emprego Errado

Um funcionário que desempenha a mesma função por anos a fio dentro de uma empresa, dificilmente poderá evitar uma evidente queda em sua produtividade e nível motivacional, assim como uma dramática piora na qualidade do seu serviço...

A Simples menção da palavra promoção te enche de angústia...

O aumento de responsabilidades é outro sinal de desenvolvimento e sucesso no trabalho. E graças ao desafio que lhe dá a possibilidade de avançar para o próximo nível em suas carreiras, é assim que muitas pessoas são estimuladas.

No entanto, caso esteja se sentindo sobrecarregado com seu atual volume de trabalho, ou entediado com a natureza de suas obrigações corriqueiras dentro do seu cargo, ou ainda se sente como um estrangeiro em uma nação desconhecida, então a simples menção de responsabilidades adicionais vai deixá-lo ainda mais desmotivado.

Caso o desejo de permanecer no cargo que exerce atualmente revele uma satisfação e concordância com seu momento dentro da empresa, então, para conseguir uma promoção ou obter o devido reconhecimento vai precisar se esforçar muito mais. Quando combinado com um sentimento de inércia, ou a sensação de que você está encarcerado na função errada, então é um sinal de alerta de que algo não está certo.

O seu trabalho não mais lhe excita ou interessa...

Dinheiro e promoções à parte, a verdade é que maioria das pessoas prefere ser estimulada no trabalho, e o tédio é frequentemente citado como uma das principais razões para se deixar um emprego. Fazer as mesmas atividades, dia após dia, durante vários anos, pode tornar-se extremamente tedioso e fará você sentir-se cansado, com a necessidade de experimentar novas abordagens profissionais.

Examine quando foi a última vez que aprendeu algo novo em seu trabalho. Caso não seja capaz de lembrar, então é hora de colocar a massa cinzenta para trabalhar outra vez. A mudança pode ser tão boa quanto um descanso, mas nem sempre é necessário virar sua vida de cabeça para baixo para desfrutar desses benefícios.

Outra opção é fazer um curso profissional capaz de agregar novos valores úteis requalificando sua função existente, ou até mesmo conduzi-lo a uma nova carreira.

As conversas sobre o trabalho se focam principalmente no lado negativo...

É completamente normal queixar-se sobre o trabalho de vez em quando. Afinal de contas, não há nenhuma outra situação social onde você é obrigado a gastar uma significativa quantidade de horas de sua vida na companhia de pessoas das quais nem sempre gosta, fazendo coisas com as quais nem sempre concorda, sem receber o reconhecimento que acredita merecer. Enquanto uma queixa ocasional pode ser uma saída saudável para amenizar tais frustrações e tensões, estas não deverão predominar em suas conversas, seja com amigos, colegas ou familiares.

Se você extrapolou esse limite e raramente têm uma boa palavra a dizer sobre o trabalho, então sua infelicidade profissional tende a contaminar as outras áreas de sua vida. Em vez de desperdiçar energia valiosa reclamando sobre coisas que provavelmente não pode mudar, por que não voltar a focar esse tempo em fazer algo produtivo, como a aquisição de novas competências, ou mesmo a busca por um papel que julgue mais adequado às suas pretensões?

Pense do seguinte modo: Não só você vai se sentir mais feliz, como também as pessoas mais próximas se sentirão aliviadas, uma vez que serão agraciadas com novas pautas para debates durante as reuniões informais, ao invés daquele velho refrão recheado com lamúrias e altas doses de negatividade.

Notas:

Sobre o Autor:

Nota de Copyright ©
Proibida a reprodução para fins comerciais sem a autorização expressa do autor ou site.