13 Maneiras super práticas e naturais de você conseguir um Relaxamento perfeito e Dormir Melhor - Parte 2
Autor: Anne B. Talber[1]
Conteúdo Atualizado: 10 de Janeiro de 2025
Segundo os princípios pedagógicos tradicionais, juntamente com o ato de ler e escrever, aprender a Relaxar deveria ter o mesmo peso e uma semelhante relevância cognitiva...
"Toda Prevenção começa quando temos a consciência de que ela é necessária..."
![13 Maneiras super práticas e naturais de você conseguir um Relaxamento perfeito e Dormir Melhor 13 Maneiras super práticas e naturais de você conseguir um Relaxamento perfeito e Dormir Melhor]()
"Um dia sonolento e de pouca produtividade é a resposta natural do corpo depois de uma noite mal dormida..."
6. Busque qualidade e não quantidade:
Seis ou quatro horas de sono profundo podem fazer com que você sinta-se melhor do que oito horas de sono leve e intermitente. Não se deve dormir mais do que o necessário. A medida será ponderada de acordo com sua sensação de bem estar na manhã seguinte. Se você sentir que recarregou adequadamente suas baterias com seis horas de sono, não será porque você dormiu pouco e sim porque dormiu o suficiente.
7. Se você tem problemas para dormir à noite, não durma à tarde:
Muitas pessoas têm uma inclinação normal para tirar uma soneca além da conta após o almoço e, sem dúvida, esse volume poderá aumentar com a idade. Mas, se o costume conspira contra seu sono noturno, quando sentir sonolência durante o dia trate de evitar dormir realizando alguma atividade física que estimule a pulsação durante dez minutos, isto acelera o metabolismo espantando o sono.
8. Deixe suas preocupações e planos para outro momento:
Antes de deitar-se escreva uma lista de coisas que deveria fazer, ou seus planos para o dia seguinte. Tal tarefa irá tirar do seu cérebro a responsabilidade de lembrar. Isso vai relaxar seu inconsciente. Se ficar discutindo seus planos e mentalizando todo processo, além de não conseguir resolvê-los, não será
capaz de Relaxar. Lembre-se de que seu cerébro conversa sozinho à revelia de sua vontade, por isso, essa lista de "pendências" por escrito tenderá a deixá-lo quieto, sem argumentos para continuar com seu debate solitário.
9. Não se deite após ter comido em excesso ou sem ter comido:
Se comer muito antes de deitar-se, seu sistema digestivo será obrigado a trabalhar demais. Talvez sinta uma sonolência agradável, mas logo será acometido por uma sensação de peso que não o deixará dormir bem. Por outro lado, se estiver fazendo dieta, não durma sem comer algo de baixa caloria. Não se pode tentar dormir quando se discute com o
Estômago. Todo tipo de incômodo orgânico ou físico contribui para o despertar súbito, e isso vai impedir que consiga entrar no estágio de sono profundo.
10. Desenvolva um ritual de sono:
As crianças lêem, escutam histórias ou rezam suas orações antes de dormir. Você pode escolher seu ritual: escutar alguma música, relaxar os músculos, tomar uma ducha ou ler um livro pode ajudá-lo a conciliar o sono. O importante é que, uma vez escolhido o ritual, este deve ser repetido todas as noites.
11. Tente criar um Ambiente agradável:
Um ambiente agradável é fundamental. Deixe o quarto bem escuro; evite lugares barulhentos e, se possível, regule a temperatura do lugar. É fundamental um bom colchão, assim como bons travesseiros e roupas de cama confortáveis; esse aporte fará uma grande diferença.
12. Atividades na cama:
Evite ler, falar ao telefone, trabalhar ou comer na cama. Ela não deve ser associada a outras atividades além de dormir. Isto garantirá um ato mecânico ao seu organismo. Toda vez que o inconsciente começa a decodificar seu ritual para dormir, seu corpo imediatamente funcionará para que tudo esteja de acordo.
13. Relaxamento muscular:
Atos como banho quente (pode ser de banheira), sauna, alongamentos e massagens relaxam os músculos, o que ajuda bastante o sono durante a noite. Preferível que tudo isso seja feito pouco tempo antes de deitar-se. Outra boa dica é um banho com
chá de Camomila ou Capim Cidreira. Nesse caso, será um banho ao modo antigo, na base da cuia.
E por fim...
O site não se presta a fazer o papel do seu Médico ou Terapeuta, nem de prescrever medicações de qualquer natureza para qualquer tipo de patologia, mas apenas de servir como
fonte de informação adicional para seu esclarecimento antes de uma consulta a um profissional de saúde devidamente credenciado.
Notas:
[1]
Editoria de Saúde do Site Mundo Simples.
Anne B. Talber - annebtalber@gmail.com
Fitoterapeuta, Terapeuta Floral e Holística especializada em alimentação Orgânica, Vegana e Vegetariana.
A autora não possui Website, Blog ou página pessoal em nenhuma Rede Social.
Bibliografia de apoio:
Guia Médico da Saúde - Assoc. paulista de Medicina - Ed.Nova Cultural
Plantas Medicinais - François Balmé - Hemus Editora - 1982
Chás Miraculosos - Número.1 - 2a. edição - Ed. Azul
Manual do Sono - Edições Ortobom - 2011
Saúde Perfeita - Dr. Deepak Chopra - Ed. Best Seller - 2001
Medicine Net - https://www.medicinenet.com/sleep/focus.htm
Nota de Copyright ©
Proibida a reprodução para fins comerciais sem a autorização expressa do autor ou site.